Descubra o que é o ‘mindful eating’ e aprenda a praticar

Publicidade Anuncie

Se você nunca havia ouvido falar em Mindful Eating, não se preocupe.

Nós também não conhecíamos esse termo, pelo menos até o momento de escrever esse post.

Traduzido como comer com consciência, o movimento, que surgiu no Estados Unidos e vem crescendo a cada dia, inclusive aqui no Brasil, prega a prática da alimentação com atenção plena, desde o momento em que se escolhe o alimento até o seu preparo e consumo.

Com a correria do dia a dia, acabamos deixando de lado esse momento tão especial que é a refeição, e almoçamos em 15 minutos, mexendo no celular e assistindo televisão. Isso faz com que não prestemos atenção ao que colocamos no prato, além de não apreciarmos como deveríamos todos os ingredientes ingeridos e seus particulares sabores.

O termo está diretamente ligado a prática de Mindfulness, que visa prestar atenção no momento presente, focando no que está acontecendo aqui e agora. E engana-se quem imagina que precisa ter tempo de sobra para conseguir praticar o Mindful Eating. Bastam alguns minutos para incluir algumas práticas na rotina, confira algumas dicas do Centro Brasileiro de Mindful Eating abaixo:

– Escolha com atenção e consciência cada alimento que será colocado no seu prato;

– Sente-se confortavelmente, com a coluna ereta e relaxada na cadeira;

– Abdique de qualquer tipo de interferência eletrônica durante a refeição;

– Faça três respirações conscientes e pegue a primeira garfada, antes de colocar na boca olhe, cheire, passe um pouco nos lábios para sentir a temperatura, percebendo todos os impulsos no estômago, pensamentos que surgirem, emoções, percebendo e permanecendo presente para a experiência;

– Mastigue devagar, preste atenção na textura e sabor dos alimentos. E engula somente quando não existir mais nada para mastigar. Repita o processo.

– No fim da refeição, preste atenção no seu estômago. Como ele se sente e como você se sente num todo, percebendo sensações como a saciedade e satisfação.

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it