13 artes que estarão no Poster House, primeiro museu de pôsteres de NY

Publicidade Anuncie

Quando não havia a internet para divulgar cada passo damos e cada evento que acontece em cada cidade, haviam os pôsteres – que serviam não somente para enfeitar nossas salas, mas de fato para informar sobre e seduzir o público a prestigiar um show, uma exposição ou um restaurante.

Mesmo em uma megalópole como Nova Iorque, espalhar pôsteres bonitos e estilosos pela cidade era uma maneira de garantir o sucesso de um evento – e, assim, olhar hoje, a história dos pôsteres que justamente cobriram postes e paredes por Manhattan ao longo do século passado é também uma maneira de ver a própria história da cidade.

É isso a que se pretende o Poster House, o mais novo museu de Nova Iorque, programado para abrir suas portas ano que vem: dedicado a essa forma de arte ameaçada de extinção, o museu irá reunir um grande acervo de pôsteres que ilustrem não só a beleza dos cartazes, como também ilumine a própria história cultural da cidade através de tal reunião.

Chelsea Hotel, 1970

 

Exposição Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat no Palladium, 1985

Para comemorar a inauguração por vir da Poster House, a curadora do museu reuniu alguns exemplos do que virá para o Buzzfeed – e é essa seleção que reproduzimos aqui.

Exposições, shows, boates, feiras, restaurantes e até o próprio metrô da cidade se divulgavam através de pôsteres, que hoje sobrevivem como jóias do design e da própria memória de Nova Iorque – e de qualquer cidade do mundo.

 

Madison Square Garden, ainda como um espaço para eventos variados, 1909

 

Electric Circus, boate e espaço para shows e eventos, 1968

Felt Forum (Espaço dentro do Madison Square Garden), show de Barry White, 1979

Metrô de Nova Iorque, 1977

 

Levy’s, padaria e confeitaria judaica, 1967 (“Você não precisa ser judeu para amar a Levy’s”)

 

Centro de Artes Mercer, 1973

 

Propaganda de jeans da boate Studio 54 (“Agora todo mundo pode entrar no Studio 54” [a boate era famosa por ser difícil de se conseguir entrar])

The Different Drummer, loja de roupas vintage, 1968 (“Cansado da mesma merda de sempre? Tente a Different Drummer”)

 

Casa de shows The Bottom Line, show de Elvis Costello, 1977

Casa de shows Bond International Cassino, show do The Clash, 1981

 

Casa de shows punk Coney Island High, 1998

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it