Como uma estátua do Buda ajudou a acabar com a criminalidade de um bairro

Publicidade Anuncie

Algumas vezes é necessário apenas um pequeno gesto para gerar a mudança em uma comunidade inteira. Foi o que ocorreu no bairro de Eastlake, em Oakland (EUA), onde uma estátua de Buda fez com que a criminalidade tivesse uma queda de 82%.

Foto © Paul Chinn/The Chronicle

Em uma área marcada por diversos crimes e violência, um dos moradores decidiu colocar a estátua para trazer mais tranquilidade à vizinhança. Dan Stevenson não é budista, nem segue nenhuma religião, mas esperava que a estátua pudesse criar um ambiente de paz no entorno.

Imagem da estátua em 2014. Reprodução Google Street View

A intervenção aconteceu em 2009. Pouco após a instalação da estátua, alguém tentou roubá-la, sem sucesso. Mas, com o tempo, a criminalidade na região foi diminuindo. De acordo com o The Plaid Zebra, inicialmente as pessoas deixaram de depositar lixo nas ruas e os vizinhos se uniram para limpar a sujeira que havia no entorno. Logo o tráfico de drogas parou e, junto com ele, prostitutas que trabalhavam ali encerraram suas atividades.

Imagem da estátua em 2017. Reprodução Google Street View

Quando um grupo de mulheres vietnamitas passou a deixar frutas, flores e incensos como oferendas para a estátua, ela ganhou ainda mais destaque na vizinhança. A comunidade de imigrantes do país passou a se reunir no local para rezar, gerando um clima de harmonia no bairro.

Foto © Paul Chinn/The Chronicle

De acordo com o SF Gate, os índices de criminalidade despencaram desde 2012, quando começaram os rituais em torno da estátua. Se na época eram registrados anualmente 14 assaltos na área, o número caiu para apenas três e os arrombamentos passaram de oito para quatro. Em compensação, as agressões graves, o tráfico de drogas e crimes relacionados a prostituição desapareceram completamente da região.

Foto © Thomas Walden Levy

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it