Vila Madalena terá edifício feito de madeira, com coworking e restaurantes

Publicidade Anuncie

Grandes cidades mundo afora são conhecidas como ‘selvas de pedra’ e não é difícil entender por que. Enormes prédios feitos de concreto e aço costumam tomar o horizonte, mas há quem aposte num conceito novo e mais sustentável: edifícios com estrutura de madeira.

O projeto mais próximo de se tornar realidade é do escritório de arquitetura Triptyque, que prevê construir e inaugurar o prédio até 2020, na Vila Madalena, bairro da zona oeste de São Paulo. A construção terá 13 andares, com área total de 4.700 m², e pretende abrigar iniciativas como coworking (diferentes profissionais trabalhando no mesmo espaço), coliving (sistema de moradia compartilhada) e restaurantes.

Toda a estrutura do edifício será de madeira certificada, que segue um processo de inspeção para garantir que o produto tem origem em florestas manejadas seguindo critérios ambientais, sociais e econômicos. Para aguentar todo o peso, o material é formado de várias camadas de lâminas de madeira maciça colocadas em direções cruzadas (uma na horizontal, outra na vertical), o que permite construções grandes.

À Casa Vogue, Dario Guarita Neto, sócio fundador da AMATA, que fornecerá a madeira para a obra, disse que “os edifícios construídos em madeira são soluções eficientes e podem servir de impulso para mudança de consciência da sociedade porque, ao substituir fontes não renováveis por matéria-prima natural, contribuímos para uma cadeia da construção mais limpa e geramos valor à floresta certificada, o que diminui a pressão pelo desmatamento”.

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it