Você está tratando bem a sua cerveja?

Publicidade Anuncie

Não basta encher a geladeira de cerveja, é preciso também saber apreciar a bebida. Tomando alguns cuidados básicos, você preserva o aroma e sabor do líquido e ainda pode explorar melhor a sensação de cada gole. Listamos algumas dicas para te ajudar nessa tarefa.

Armazenamento

Parece um detalhe, mas o armazenamento correto da cerveja é muito importante para preservar todas as suas qualidades. Ao contrário do vinho, que é guardado deitado, as garrafas de cerveja devem ser armazenadas em pé. Isso vale principalmente para marcas mais artesanais ou não filtradas.

Além de diminuir a oxidação, a garrafa pode guardar sedimentos que vão sendo depositados no fundo da embalagem, permitindo que você sirva uma gelada sem essa parte. A exceção são as cervejas que são fechadas com rolhas, pois podem ser armazenadas deitadas.

Foto: Adam Wilson

A temperatura ideal

Sabe aquela cerveja estupidamente gelada? Essa não é necessariamente a melhor maneira de servi-la, pois cada tipo de cerveja tem o seu ponto ideal. Essa variação permite que os sabores do estilo sejam sentidos em sua plenitude.

As cervejas do tipo pilsen são melhores servidas entre 2℃ e 4℃. As mais encorpadas podem ser consumidas com temperaturas mais altas, entre 4℃ e 8℃. É importante também manter a temperatura da bebida estável, pois mudanças bruscas podem afetar o sabor.

Dica: muitas marcas sugerem a temperatura ideal para consumo no rótulo da garrafa.

Considere comprar uma cervejeira

Para programar a temperatura da sua bebida sem surpresas, as cervejeiras da Consul são perfeitas. Elas podem ser ajustadas em cinco níveis de temperatura diferentes, permitindo que você adapte de acordo com o seu paladar e o tipo de cerveja escolhida. Cada eletrodoméstico tem capacidade para até 37 garrafas de 600 ml, 60 garrafas long neck ou 75 latas.

No dia 21 de setembro, algumas cervejeiras da marca personalizadas por artistas poderão ser adquiridas durante um Art Battle que rola no Estúdio Music Club, em São Paulo. Os lucros serão revertidos para o Consulado da Mulher, um projeto de empreendedorismo criado pela empresa que beneficia mulheres de comunidades vulneráveis de todo o Brasil. Perfeito para gelar suas cervejas com muito estilo e ainda fazer o bem!

O copo certo

Não adianta tomar todos os cuidados com o armazenamento da cerveja se você abrir a garrafa e despejar o conteúdo em um copo plástico. Não faça isso, por favor! Existem diversos tipos de copos e cada um é mais adequado a um estilo de bebida. Mesmo assim, a tulipa é um copo versátil, que pode servir como coringa para quem estiver na dúvida na hora da escolha. O blog Bebida Liberada listou dicas de qual o melhor copo para cada tipo de cerveja.

Assim como a temperatura correta para o consumo, o copo sugerido também pode estar indicado no rótulo da garrafa. Independente da escolha, é importante que ele esteja bem limpo (uma sugestão é realizar dois enxágues após a lavagem). Caso haja resquícios de gordura ou de detergente, a formação da espuma pode ser prejudicada e todo o cuidado que você teve com a cerveja acaba se perdendo na hora de servir…

Foto: Benjamin Balázs

Com espuma ou sem espuma?

Muita gente tem dúvidas quanto a esse ponto, mas o melhor é servir a cerveja sempre com colarinho. Isso acontece porque a espuma é muito importante para a manutenção do sabor e amargor da bebida, além de ajudar a manter a temperatura depois de servida.

Se você estiver mesmo preocupado pensando que vai “perder cerveja” caso sirva a bebida com colarinho, pode ficar tranquilo: especialistas indicam que 70% da espuma volta ao seu estado líquido. Alguns copos têm até mesmo marcação de onde deve acabar o líquido e começar o colarinho.

Imagem via

E aí, pronto para cuidar da sua cerveja com todo o carinho que ela merece? Tim-tim! 🍻

O encontro da arte com a gastronomia é sempre um momento sublime. E é quando a elas une-se uma saborosa cerveja que a magia acontece. Foi para marcar a harmonização certeira entre criatividade, sabor e estilo, que o Hypeness criou este canal especial em parceria com a Consul.

Com as estilosas cervejeiras da Consul, receber os amigos e a família também é arte. E o Consul Art Battle Brasil – evento que mistura arte urbana, design e cerveja – acontece para reforçar ainda mais esta conexão.

Para saber mais, clique aqui e para ficar por dentro de tudo que rola no Consul Art Battle é só acessar a matéria.

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it