Por que a Suécia ergueu um monumento para celebrar as abelhas

Publicidade Anuncie

As abelhas já entraram para a lista das espécies em processo de extinção nos Estados Unidos. Uma das principais hipóteses para a diminuição da população destes insetos é o crescente uso de pesticidas no mundo. Mas, considerando que cerca de um terço da comida que alimenta os humanos é polinizada pela espécie, fica fácil entender que o problema vai muito além da colmeia.

Para homenagear as abelhas e lembrar sua importância, um grupo de designers criou um monumento celebrando sua existência. A obra foi uma criação do escritório de arquitetura e design Carpenter | Lowings. O projeto foi exposto durante a Agrikultura, uma trienal de obras públicas e intervenções urbanas sediada em Malmö, na Suécia.

Com o nome de “Orientação – Monumento às Abelhas“, a obra faz referência aos elementos de orientação das abelhas. “O projeto também faz referência à ameaça mortal para a população de abelhas causada pelos inseticidas onipresentes com os quais as sementes são tratadas, o que interrompe os processos de orientação neural pelos quais as abelhas encontram seus alimentos“, explica o site da trienal.

A exposição terminou no último 27 de agosto. Desde então, a instalação já foi adquirida pela cidade de Bergen, na Noruega, onde deverá fazer parte de um Parque de Esculturas no início do próximo ano, de acordo com informações do Arch Daily.

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it