Assar bolos e pães para amigos faz bem para a saúde, dizem pesquisas

Publicidade Anuncie

Quem gosta de cozinhar sabe o prazer que é fazer isso para os outros. Preparar um bolo, um pão ou bolachas para dar de presente para algum amigo ou familiar traz um conforto especial que acaba nos deixando mais feliz do que se tivéssemos cozinhado somente para nós mesmos.

E esse fenômeno tem explicação. De acordo com diversas pesquisas recentes, o fato de assar bolos, pães e afins para os outros realmente causa inúmeros benefícios psicológicos. Assim como pintar ou tocar algum instrumento, cozinhar é uma maneira de expressar a criatividade, aliviando desta maneira o estresse causado pelo trabalho, por alguma doença ou por qualquer outro problema. “Em muitas culturas, a comida é uma expressão de amor, e na verdade isso é muito bonito porque é algo com o qual todos nós nos relacionamos”, disse a assistente social Julie Ohana ao HuffPost.

Há também pesquisas que defendem que cozinhar é uma forma de meditação e mindfulness, outros fatores que aumentam a felicidade e acalmam  mente. “Cozinhar exige muita atenção. Você precisa medir, concentrar-se na distribuição da massa. Esse ato de atenção no momento presente também pode resultar em redução do estresse”, explicou Donna Pincus, professor da Universidade de Boston.

Mesmo com todos estes estudos indicando que botar a mão na massa, literalmente, faz muito bem para o corpo e a mente, o benefício pode ser o oposto caso a cozinha não seja um lugar com o qual você se sinta confortável. “Se uma pessoa tem fobia de cozinhar, então não deve praticar essa atividade. Assar bolos ou biscoitos é bom para pessoas que tenham familiaridade com a cozinha”, finalizou Julie.

Imagens © StockSnap

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it