Dupla explora de forma criativa a nossa relação com a inevitável vontade de comer

Publicidade Anuncie

A dupla de artistas britânicos Bompas & Parr gosta de criar experiências multissensoriais ligadas à comida, de esculturas de gelatina a pratos preparados no calor da lava. O último trabalho dos dois, chamado Man vs Gut (algo como “Humano x Estômago”), explora nossa relação animalesca com a comida.

Para captar em vídeo e fotos o prazer que sentimos ao dar a primeira mordida em um alimento delicioso quanto estamos com fome, a dupla juntou alguns voluntários que toparam passar dias em jejum até entrar no estúdio. Então, miraram as câmeras e registraram as sensações, gestos, expressões e até barulhos de cada um.

The Adobe Flash Player is required for video playback.
Get the latest Flash Player or Watch this video on YouTube.

Como humanos, todos podemos nos identificar com as sensações de fome da vergonha natural que nos toma quando barulhos altos e inesperados saem de nossas barrigas”, contam Bompas e Parr. “Documentamos o que nossos estômagos mais desejam quando os níveis de apetite chegam ao auge e nossas vísceras controlam o que escolhemos comer, nossas emoções e até reações físicas”, completam.

A ideia do projeto surgiu de conversas com um médico que costuma colaborar com a dupla. Eles estavam curiosos para conhecer as razões fisiológicas por trás dos roncos do estômago, cientificamente chamados de borborigmo. Acredita-se que os sons são causados por contrações do estômago ou do intestino, que fazem líquidos ou gases se movimentarem. O barulho pode indicar ansiedade, medo ou simplesmente fome, é claro.

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it