A beleza e impressionante força da voz de Eddie Vedder ouvida com os vocais isolados

Publicidade Anuncie

Não há tecnologia, aplicativo, plugin, afinador ou corretor capaz de realmente forjar um grande cantor. Por mais que concretamente de fato computadores hoje possam transformar o maior dos desafinados em um cantor correto, a diferença entre um trabalho corrigido digitalmente e a voz humana realmente, cantando com personalidade, expressão, força – e afinação – é algo incomparável.

Os dois vídeos disponibilizados na internet com a voz isolada do cantor Eddie Vedder, do Pearl Jam, provam tal diferença de forma incontestável.

O que os vídeos mostram é aquilo que normalmente o ouvinte comum, o fã, não tem acesso: o canal com a voz de Eddie gravada, isolada dos outros instrumentos – como se estivéssemos dentro da cabine de gravação, em um estúdio, ouvindo somente o cantor. E é nessa nudez dos vocais de “Alive” e “Black” que se percebe o que faz um grande cantor.

The Adobe Flash Player is required for video playback.
Get the latest Flash Player or Watch this video on YouTube.

Nos vídeos, os vocais estão sincronizados com apresentações ao vivo.

The Adobe Flash Player is required for video playback.
Get the latest Flash Player or Watch this video on YouTube.

Para muito além da afinação ou da técnica – que estão lá, impecáveis – a voz de Eddie revela a personalidade, a força, as nuances e peculiaridades que ajudaram a colocar o Pearl Jam como uma das maiores bandas da história do rock.

Naturalmente que não basta cantar bem – é preciso ter o que dizer, é preciso que por debaixo da voz exista uma grande canção a ser defendida. E não há computador que resolva tais necessidades: só mesmo a mente, o coração, e as cordas vocais humanas.

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it