Supermercados criam ‘hora do silêncio’ para ajudar pessoas com autismo e suas famílias

Publicidade Anuncie

Luzes fortes e ruídos altos costumam ser insuportáveis para pessoas autistas, e para ajudar a integração e para melhorar a experiência dos autistas e se suas famílias em uma tarefa tão importante e corriqueira quanto fazer compras – mas que pode se tornar um suplício para quem possui tal sensibilidade -, uma rede de supermercados australiana decidiu criar a “Quiet Hour”, ou Hora Quieta.

A ideia do supermercado Coles é oferecer uma experiência sensorial mais tranquila, diminuindo a intensidade da luz, o volume da música ambiente, a circulação de funcionários, além de propor que naturalmente os clientes também se comprometam com essa hora quieta. A sugestão surgiu após uma pesquisa comprovar que a experiência de autistas nesse tipo de loja costuma ser especialmente desagradável.

 

A “Quiet Hour” será realizado inicialmente em duas lojas da rede, na cidade de Melbourne. Nas redes sociais, porém, o experimento vem sendo elogiado e incentivado, especialmente por familiares de autistas.

Convenhamos que, além do mais importante, que é integrar e oferecer tranquilidade aos que sofrem com tais experiências, a Hora Quieta pode ser um alívio para todo tipo de pessoa – iniciativa que poderia ser reproduzida por praticamente todo recinto comercial.

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it