A maravilhosa ‘princesa das bolinhas’ Yayoi Kusama terá museu próprio em Tóquio

Publicidade Anuncie

Aos 88 anos, a excêntrica Yayoi Kusama atrai multidões de fãs toda vez que suas obras de arte e instalações são exibidas em museus e galerias de arte pelo mundo (fomos cobrir sua exposição em novembro de 2013, quando passou pelo Rio de Janeiro). Agora o trabalho que a artista japonesa produziu (e ainda produzirá) ao longo de sua vida finalmente vai ganhar casa permanente.

Em outubro, no distrito de Shinjuku, em Tóquio, será inaugurado um museu dedicado à obra da artista. A primeira exposição terá o tema “Criação é Uma Busca Solitária, Amor é o Que Te Aproxima da Arte”, exibindo pinturas da série “My Eternal Soul” produzidas em 2015 e 2016.

O espaço será dirigido por Tensei Tatebata que preside a Tama Art University e o Museu de Arte Moderna de Saitama. O local terá uma loja de presentes no térreo, obras de arte estarão distribuídas nos pisos 2 e 3, o 4º andar abrigará instalações interativas e o último andar do prédio abrigará o arquivo da artista e uma sala de leitura.

O museu também deve receber exposições temporárias de outros artistas. Os ingressos custarão cerca de US$ 9 e estarão disponíveis para compra a partir de 28 de agosto no site.

Yayoi Kusama é uma das artistas japonesas mais importantes em atuação. As bolas são elementos sempre presentes em seus trabalhos e se transformaram em sua marca registrada (tanto que ela mesma se apelidou de ‘princesas das bolinhas’). Desde 1977, ela decidiu viver em uma clínica psiquiátrica em Tóquio – onde todas as suas obras são produzidas.

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it