Professora da rede pública cria engenhoca para revolucionar leitura em sala de aula

Publicidade Anuncie

Ao perceber que seus alunos tinham vergonha de ler em voz alta, principalmente textos em língua estrangeira, uma professora criou uma solução simples e criativa para transpor esse problema. Pesquisando na internet, a professora de inglês Lucienne de Castro Gomes, da Escola Municipal José Madureira Horta, de Belo Horizonte, descobriu o Whisper Phone (“telefone do sussurro”, em tradução livre)

O aparelho permite que os alunos leiam em voz alta e ouçam apenas a sua voz e, segundo o site da Prefeitura de Belo Horizonte, é bastante utilizado em escolas nos Estados Unidos. A barreira para a implementação do recurso estava no preço: cada equipamento custa mais de US$ 100. Foi assim que Lucienne criou um equivalente bem mais prático e barato, um whisper phone feito de canos de PVC. Com apenas R$ 65, a professora confeccionou 15 engenhocas do tipo, que se tornaram um sucesso em sala de aula.

Apesar da simplicidade do mecanismo, ele permite que os estudantes ouçam sua própria voz com nitidez mesmo quando falam baixinho. Dessa forma, os próprios alunos conseguem identificar alguns erros na pronúncia, além de se concentraram melhor nas atividades, escutando apenas a sua voz. Devido ao sucesso, a iniciativa de Lucienne foi até mesmo replicada em outras escolas da região.

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it