Você precisa garimpar esta seleção de 25 mil discos raros para download gratuito

Publicidade Anuncie

Os primeiros discos, gravados entre aproximadamente 1898 e 1950, ficaram conhecidos como 78 rotações. Era esse o número de rotações por minuto que o disco revolvia nas vitrolas da época, e praticamente a totalidade da obra dos grandes artistas dessa época foi registrada e comercializada nesse formato. Um porém determinante que havia nos discos de 78 era o material com o qual eram produzidos, conhecido como goma-laca, que tornava o disco especialmente frágil. Grossos e rígidos, Muitos dos discos literalmente se quebraram, e as gravações perderam-se no tempo.

 

O projeto comunitário Great 78, no entanto – que justamente visa preservar a memória desses discos – oferece uma incrível contribuição na manutenção e na redescoberta dessa história em áudio, digitalizando e disponibilizando para download um acervo de mais de 25 mil gravações feitas nesse período de tempo, no formato 78. Clássicos como Edith Piaf, Frank Sinatra, Bing Crosby e Judy Garland, entre muitos – realmente muitos – outros encontram-se na lista, que oferece gravações em cerca de 50 diferentes línguas.

 

Exemplo da ‘fragilidade’ de um disco de 78 rpm

A busca pode ser refinada em filtros diversos, do ano de lançamento ao gênero, passando pelo nome do artista, do disco e do idioma. Os arquivos podem ser baixados em diferentes formatos, como TIFF, M3U, MP3 e FLAC – e depois ter o resto da vida para ouvir a época de ouro da canção em 25 mil gravações, devidamente digitalizadas, como numa máquina do tempo sonora.

 

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it