Quenianos saem às ruas dançando (literalmente!) após elegerem mulheres como governadoras pela primeira vez na história

Publicidade Anuncie

A constituição do Quênia estabelece que pelo menos 33% dos assentos do parlamento devam ser destinados às mulheres. Embora a lei esteja valendo desde 2010, as eleições de 2013 garantiram lugar para apenas 19% de mulheres no parlamento. Apesar disso, outras vitórias femininas têm sido registradas no país.

Na última semana, Joyce Laboso, ex-oradora da assembleia nacional, venceu as eleições para o governo do condado de Bomet. Sua vitória motivou uma dança emocionada de seus partidários. O momento foi registrado em vídeo e compartilhado no Facebook pelo usuário Edwin Kipngetich. Até o momento, a publicação já foi visualizada por cerca de 11 mil pessoas.

Embora o Quênia conte com 47 governadores, esta é a primeira vez que uma mulher é eleita para o cargo. E Joyce Laboso não está sozinha nesta vitória. Na mesma semana de sua eleição, Anne Waiguru venceu no condado de Kirinyaga, e a candidata Charity Ngilu foi eleita em Kitui. Com 201 homens candidatos a governadores no país contra apenas 9 mulheres, a eleição das três políticas é realmente um motivo de orgulho para os quenianos.

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it