Aprenda como viver mais com os segredos do médico japonês que viveu 105 anos

Publicidade Anuncie

O mundo ficou mais triste quando o japonês Shigeaki Hinohara, considerado o médico mais longevo em atividade no mundo, faleceu no dia 18 de julho deste ano, com 105 anos. Sua idade condizia com a profissão, já que Shigeaki era especialista em alimentação e longevidade.

Durante seu mais de um século de vida, o médico escreveu diversos livros. Entre eles, a obra Ikikata jozu (“Saber viver”), que funciona como um guia para aqueles que querem viver mais e de forma mais saudável. Até hoje, o livro já vendeu mais de 1,2 milhões de cópias, segundo o Uol.

Foto: Karsten Thormaehlen

De acordo com o NY Times, entre os ensinamentos de Shigeaki estavam coisas simples, como evitar a gula e adiar a aposentadoria, mantendo-se em atividade por mais tempo. O médico também defendia a realização de check ups anuais, o hábito de subir escadas e também a ideia de aproveitar a vida se divertindo. Hoje, ele é considerado um dos precursores da medicina japonesa, justamente um dos países com maior expectativa de vida no mundo.

Em 2009, quando tinha apenas 97 anos, Shigeaki falou ao The Japan Times sobre suas dicas para viver mais. Segundo ele, a energia não viria de comer bem ou dormir mais, mas simplesmente de se sentir bem. Ele ainda destaca que manter o peso estaria associado à longevidade. Para o médico, a expectativa de vida também está associada a planejar o futuro mesmo após uma idade avançada, compartilhar o próprio conhecimento, carregar seus pertences e não se preocupar com questões materiais, hábitos simples de se adotar no cotidiano.

Foto: U.S. Embassy Tokyo

Entre os conselhos do especialista estão ainda o de não acreditar em tudo que os médicos sugerem, pois eles não podem curar todo mundo – e uma das melhores maneiras de esquecer a dor é se divertindo. Para Shigeaki é também muito importante encontrar alguém em quem se espelhar, podendo pensar no que esta pessoa faria em momentos de crise ou indecisão.

E aí, quais destes conselhos você já segue? Veja também as dicas de longevidade reveladas por diversos centenários.

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it