Minha Sampa reúne e divulga lista de iniciativas que cuidam de pessoas em situação de rua

Publicidade Anuncie

Se para muitos de nós a relação com a chegada do inverno pode ser uma questão de gosto, para quem está em situação de rua, o frio se torna literalmente uma ameaça contra a própria vida. Em uma cidade grande e especialmente gelada como São Paulo – onde muita gente atravessam o inclemente inverno na rua – não é incomum que pessoas cheguem de fato a perder a própria vida para o frio.

 

A falta de vontade política parece fazer com que a prefeitura, que deveria zelar e trabalhar por todos, simplesmente não dê conta de um problema que tem que ser resolvido. Assim, a rede Minha Sampa decidiu por listar uma série de projetos com os quais todos podemos colaborar e que atuam nessa causa. Empatia, humanização e consciência tem de ser, afinal, sentimentos que desconhecem fronteiras, bairros ou muros.

Anjos da Noite

 

Doações de agasalhos, alimentos, roupas, sapatos, cobertores podem salvar a vida e a autoestima dessas pessoas em situação de rua – e é isso que os Anjos da Noite fazem. É possível participar ajudando presencialmente ou doando.

Cruz Vermelha São Paulo

Uma das mais importantes instituições do mundo, a Cruz Vermelha lidera em SP desde 2009 uma grande campanha do agasalho. A arrecadação de roupas e cobertores é doada para famílias necessitadas. Existem vários pontos de coleta espalhados pela cidade.

Doe um Ouvido

Além de distribuir roupas e cobertores coletados por doação, o movimento Doe Um Ouvido realiza o importante e muitas vezes esquecido gesto de conversar com as pessoas nas ruas – e principalmente escutar o que elas tem pra dizer.

Exército da Salvação

Outra enorme instituição internacional, atuante no Brasil desde 1922, o Exército da Salvação lançou, em São Paulo e no Rio, a Campanha de Inverno 2017. O propósito é arrecadar cerca de 40 toneladas de roupas até o dia 31/07. É possível doar as roupas em pontos de coleta ou entrar em contato com a instituição que ela pode buscar suas doações em casa.

Projeto Olhe

O objetivo do Projeto Olhe é diferenciado: levantar um banco de currículos para pessoas em situação de rua. Depois, o Projeto conecta ONGs com empresas que possam estar dispostas a contrata-los.

Rede Rua

Atuando há mais de 25 anos, a Rede Rua distribui 500 refeições por dia, além de disponibilizar o Albergue Pousada da Esperança, que oferece abrigo para 150 pessoas. Outra iniciativa reconhecida da Rede é a Revista Ocas, distribuída por pessoas em situação de rua e com remuneração voltada toda para os que distribuem.

SP Invisível

 

Ao contar a história dessas pessoas, o SP Invisível tenta motivar a todos para abrirem seus corações. Além disso, através da campanha #SPSemFrio, eles entregam kits de inverno. Em todos os casos aqui citados, é possível participar doando, compartilhando e convidando amigos a participarem também.

Para saber mais ou conhecer melhor os projetos, acesse os sites, ou clique na página do Minha Sampa para conhecer mais projetos – e participe!

© fotos: divulgação

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it