Aprenda a transformar rolos de papel higiênico terminados em sementeiras

Não faz muito que nós mostramos aqui diversas ideias para reutilizar rolos de papel higiênico na decoração ou na criação de brinquedos artesanais. Mas a criatividade na hora de reaproveitar esse resíduo parece não ter limites – e os rolinhos podem até mesmo ser usados para fazer sementeiras.

Na hora de dar início a uma horta em casa, as sementeiras são bastante importantes para que as mudas possam começar a crescer. E não tem maneira mais sustentável de fazer uma do que reutilizando materiais que iriam para o lixo, como o rolo de papel!

Um tutorial de como fazer a sementeira foi disponibilizado pelo site Ciclo Vivo. As fotografias são de autoria de Edson Sá, responsável pela revista Alcalinize-se!

Passo 1: Criando a sementeira

Em uma das pontas do rolo, faça cortes verticais de cerca de dois centímetros, deixando um pequeno espaço entre eles, como mostram as imagens abaixo. Depois, basta dobrar essas partes para dentro. A partir daí, o rolinho deve ser recheado com terra e receber as sementes de sua preferência. Uma dica é usar a lateral do rolo para identificar o que está plantado ali. Para que a semente brote, a rega deve ser diária.

Passo 2: Transfira o broto para um vaso

Normalmente, as sementes irão começar a germinar em alguns dias. Esse é o sinal de que elas já estão prontas para ser plantadas em um vaso maior (ou na terra). Como o rolinho de papel é um material orgânico, ele pode ser plantado junto com a semente e, com o tempo, irá se decompor sem causar prejuízos à planta.

Todas as fotos © Edson Sá

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it