Os alertas que precisamos ouvir para tentar salvar o planeta – antes que seja tarde

Não podemos negar: vivemos um presente alarmante, e os riscos de que nosso planeta tenha cada vez mais problemas causados pela humanidade já nem estão num futuro tão distante. Sustentabilidade não é só uma palavra que tem estado na moda, mas uma necessidade real, e pensar em formas de amenizar nosso impacto na Terra é urgente!

Por mais difícil que seja mudar alguns hábitos, é preciso fazer um esforço diário para que nossa passagem pelo planeta não seja tão prejudicial. E nenhuma ferramenta é tão poderosa para dar força a essas mudanças como a informação. É por isso que a sustentabilidade é uma bandeira que o Hypeness finca com orgulho.

Como fazer parte das mudanças sem saber direito o que está errado? Uma iniciativa de alguém em outro estado ou país pode ser a inspiração que falta para a gente repensar o que está fazendo, por isso é motivo de satisfação publicar sobre temas tão necessários.

Alimentação

Por trás de cada coisa que a gente come está uma rede de pessoas que trabalharam para que o alimento chegasse à nossa mesa e de produtos que foram utilizados por elas. E nem sempre eles são tão bons para o meio ambiente quanto gostaríamos…

Nesta matéria especial, falamos sobre a importância de abrir os olhos para as altas quantidades de agrotóxicos usadas na produção de comida no Brasil e nas alternativas para uma alimentação mais consciente.

Abate violento de animais

Ainda falando sobre alimentação, não podemos ignorar uma questão cada vez mais comentada: a forma cruel como os animais são tratados para se tornarem comida. Ser vegetariano ou vegano ou não é uma questão de escolha, mas ser contra a crueldade pela qual seres vivos passam ao serem tratados meramente como mercadorias é questão de conscientização.

Hugo Fagundes fez as imagens falarem por si neste ensaio em que trocou animais por pessoas na fila do matadouro.

Habitação

Tanta casa vazia por aí, e tanta gente sem um lugar para morar… A população mundial não para de crescer, mas o espaço para acomodar tanta gente, obviamente, não. Assim, repensar as formas de moradia é absolutamente necessário, e temos orgulho de publicar alternativas reais de novas formas de construção, mais baratas e sustentáveis.

Olha esse exemplo: em apenas seis semanas, um norte-americano construiu uma casa linda na Tailândia, e gastando apenas 8 mil dólares!

Lixo

Não podemos negar: consumimos coisas todos os dias. Por mais que a gente se esforce para diminuir o lixo que produzimos ou para dar a ele a melhor destinação possível, é preciso muito esforço coletivo para alcançar uma mudança maior.

Temos diversos exemplos de inciativas que buscam conscientizar sobre o problema do lixo no planeta, afinal de contas, mesmo quando jogamos algo “fora” ele continua ocupando espaço na Terra.

O norte-americano Rob Greenfield chamou atenção ao criar uma roupa que o permitisse carregar consigo todo o lixo que ele produziu em um mês ao consumir sem se preocupar com a natureza. Ficou pesado para ele e para nossa consciência…

Desafios

Bom, falamos que as lutas são diárias, né? Falar de mudanças às vezes é fácil, mas também precisamos sentir na pele as dificuldades das trocas de hábitos para entender o tamanho dos desafios. É para isso que existe o Desafio Hypeness, um tipo especial de matéria que coloca nossos repórteres para encarar mudanças.

Um exemplo diretamente ligado à sustentabilidade é o Desafio No Poo, em que a Stephanie passou um mês sem usar xampu. A indústria cosmética é uma das que mais polui no mundo, e buscar alternativas é preciso!

Os desafios são reais e difíceis de superar, mas tomar consciência do problema é o primeiro passo para solucioná-lo. Sabemos do poder da informação, e se uma matéria sobre o assunto for capaz de influenciar apenas alguns de nossos leitores a mudar seus hábitos já vai ser combustível suficiente para que o esforço por uma vida mais sustentável continue nos norteando.

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it