Conheça o mundo mágico de Hayao Miyazaki no Museu Ghibli

O Ghibli é um dos mais conhecidos estúdios de animação japoneses, especialmente por causa dos filmes Meu Vizinho Totoro e A Viagem de Chihiro. Além de ser um dos fundadores do Ghibli e de dirigir a maioria dos filmes feitos por lá, Hayao Miyazaki também projetou um museu incrível sobre a história da animação no país.

O Ghibli Museum fica em Mitaka, a cerca de 20 minutos de trem de Tóquio. Inaugurado em 2001, o local foi projetado por Miyazaki com inspiração nas storyboards que ele havia criado para escrever os filmes que lhe deram fama internacional. O diretor queria que o prédio em si fosse uma atração, e ele conta com escadas que levam a salas de exibição, a pontes internas ou simplesmente a lugar nenhum.

A ideia de que a visita ao museu seja uma viagem é traduzida pelo slogan, “Venha se perder com a gente”. Há exibições fixas sobre a história e a ciência por trás das animações, além de uma réplica de estúdio para mostrar como um filme é criado, incluindo várias técnicas de ilustração.

O museu exibe curta-metragens criados pelo Ghibli exclusivamente para serem mostrados lá, além, é claro, de vários objetos relacionados aos filmes mais famosos do estúdio. Isso inclui, por exemplo, o Catbus, personagem de Meu Vizinho Totoro: um enorme gato com espaço para transportar pessoas dentro. No museu, crianças com até 12 anos podem viver a experiência de andar no gato-ônibus como no filme.

Leia também: Um parque temático inspirado em ‘Meu Amigo Totoro’ vai abrir em 2020

Feliz ou infelizmente, não há imagens do interior do museu: a administração não faz divulgações oficiais, nem é permitido aos visitantes usar câmeras. A direção pede a experiência priorize os próprios olhos e sentidos, e não através do visor digital.

Todas as fotos © Makiko Itoh

*Surpreendente e inovadora, a JAPAN HOUSE abriu em São Paulo como ponto de difusão de todos os elementos da genuína cultura japonesa. Um lugar de encontro, de intercâmbio cultural, de lazer e de grandes oportunidades para os visitantes mergulharem em uma das culturas mais ricas dos nossos tempos.

No Hypeness, nos batemos pela diversidade e pela troca e é por isso que decidimos nos unir a esta celebração da cultura japonesa, em um canal que mostrará o melhor do Japão contemporâneo e que certamente será um ótimo aperitivo para todos quantos decidirem conhecer este espaço no coração de São Paulo.

Você também pode seguir as novidades da Japan House pelo Facebook ou Instagram.

Comentários

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it