Como cachorros estão ajudando os tímidos guepardos a viver melhor

As chitas ou guepardos são animais considerados ameaçados de extinção. O fato de serem bastante ansiosos e tímidos só contribui para o problema, pois este comportamento dificulta sua procriação quando em cativeiro. Desde os anos 80, um zoológico encontrou uma maneira de ensinar os felinos a se socializar melhor: com a companhia de cachorros.

A iniciativa teve início no San Diego Zoo Safari Park, nos Estados Unidos. O parque resgatou alguns cães que viviam em abrigos e deu a eles um novo objetivo de vida: ajudar as chitas a viver melhor. Desde então, os filhotes de guepardo ganham um companheiro canino quando estão com cerca de três a quatro meses de idade.

O relacionamento entre os dois começa através de uma cerca, enquanto o cão é levado por um monitor na coleira. Com o tempo, à medida que a chita vai se sentindo a vontade com o companheiro, os dois animais passam a viver juntos. É imitando o comportamento amigável dos cães que os felinos aprendem a se relacionar melhor entre si e, com isso, podem voltar a procriar sem problemas.

Também nos Estados Unidos, o Columbus Zoo and Aquarium possui um programa semelhante que une cães e guepardos para aumentar a qualidade de vida dos animais.

Na natureza a relação entre as duas espécies também é benéfica, embora não aconteça de forma tão explícita. Desde 1994, o programa The Cheetah Conservation Fund Livestock Guarding Dog está salvando chitas na Namíbia com a ajuda de cães de guarda.

A ideia pode parecer incomum à primeira vista, mas um pouco de contexto mostra que ela não poderia ser mais genial. Isso porque, antes do programa entrar em funcionamento, as chitas que atacavam cabras de fazendas na região costumavam ser mortas pelos fazendeiros. Quando os cães passaram a proteger as fazendas, eles se tornaram uma alternativa não-letal na proteção e permitiam que mais chitas sobrevivessem aos ataques ao mesmo tempo que defendiam as cabras.

Fotos: Columbus Zoo & Aquarium/Reprodução Facebook

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it