No fio da navalha: ele saiu das ruas para se tornar referência no mercado de produtos de barbearia

Em um país tão desigual quanto o Brasil, sobreviver simplesmente já é, para boa parte da população, uma tarefa árdua. Logo, superar os limites sociais impostos, as circunstâncias difíceis que a vida nos traz, tornar-se um empreendedor e prosperar em seu empreendimento é praticamente e lamentavelmente impossível. Por isso a história de Robson Calegon e sua empresa, a Alfa Look’s é tão impressionante, e merece ser contada.

À origem pobre somou-se, na vida de Robson, o fato de sua mãe vir a falecer quando ele tinha somente 13 anos de idade. Não houve para ele outra opção que não ir viver na rua, e enfrentar as circunstâncias com somente as unhas e dentes que lhe restavam, pouca roupa, dois pares de chinelos e uma carteira de trabalho, tirada aos 14 anos, então seu bem mais valioso.

Empreender, portanto, para ele era não só uma questão de talento e intuição – era a maneira que tinha de manter-se vivo. Ainda vivendo nas ruas e muitas vezes tendo de tomar banho em chafarizes, Robson vendeu balas, doces e até flores, e sua vida começou a mudar quando, vendendo produtos para carros, conheceu uma pessoa que lhe ensinou a fazer gel para cabelo.

Nessa oportunidade ele encontrou sua paixão e seu talento, e começou a vender gel para salões de beleza, e especializar-se em produtos para homens. 16 anos e diversas tentativas de solidificar sua marca depois, sua empresa possui hoje mais de 7 mil barbearias afiliadas, utilizando e revendendo seus produtos.

Com enfoque retrô, investindo no lúdico imaginário masculino das barbearias clássicas, a Alfa Look’s vende navalhas, tesouras, pentes, loções, gel, cremes, pomadas e muitos outros produtos para fazer a cabeça, a barba e o bigode dos clientes de suas milhares de barbearias. Aos poucos a empresa, que Robson divide com sua esposa, foi crescendo e se tornando uma referência nesse tipo de produto no Brasil.

Sempre presente em feiras e encontros do ramo no Brasil e no mundo, a Alfa Look’s possui hoje diversas outras marcas entre seus produtos e materiais de beleza. As barbearias representam 70% de seu mercado, e o faturamento da empresa já passa dos seis seis zeros.

Como nada é simples na vida do empreendedor brasileiro, ao mesmo tempo em que viu, como fruto de seu trabalho incansável, sua empresa crescer, Robson viu também aumentar uma dívida de impostos dentro da Alfa. E foi por isso que ele decidiu levar sua marca para o programa Shark Tank Brasil, que chega a sua segunda temporada no Canal Sony.

Reunindo empresas que precisam de investimentos, e cinco dos mais importantes investidores brasileiros, o Shark Tank possibilita que tais empresas apresentem sua história, seus números e seus produtos, a fim de tentar conquistar um ou alguns investidores do programa para tornarem-se sócios. Com essa incrível história de superação e sucesso, naturalmente que Robson e sua Alfa Look’s foram selecionados para participarem do programa.

Sempre arrojado e corajoso, Robson chegou ao programa com uma proposta no mínimo curiosa: apresentando os bons números de sua empresa e sua impressionante história de vida, sua oferta era de vender 30% da Alfa Look’s por somente 5 reais. Nenhum dos investidores entendeu inicialmente, mas conforme ele contava sua trajetória e os rumos atuais da empresa, a razão da charmosa proposta ficou clara: além de necessitar de investimento para fazer a empresa seguir produzindo e crescendo, Robson precisava especialmente cobrir sua dívida, e interromper a sangria dos parcelamentos mensais de seus impostos passados.

Para saber como essa proposta terminou – e se Robson conseguiu ou não seu investidor – só mesmo assistindo a segunda temporada de Shark Tank Brasil, no Canal Sony. O programa vai ao ar toda quinta-feira, às 20hs, e terá um novo investidor: além de Robinson Shiba, da rede China In Box, João Appolinário, da Polishop, Cris Arcangeli, uma das líderes no mercado de moda e beleza no Brasil e Camila Farani, da Gávea Angels, o programa passa a contar com Caito Maia, fundador da  Chilli Beans. A exibição é em formato catch up, o que significa que o episódio anterior sempre é exibido antes do novo.

O que podemos garantir, porém é que a história de Robson terminou com todos devidamente emocionados, em lágrimas, parabenizando sua trajetória, para além de qualquer êxito comercial – como um êxito humano.

© fotos: divulgação/reprodução

Para inovar e empreender, muitas vezes é preciso descobrir algo inteiramente novo. Por isso o Hypeness uniu forças com o programa Shark Tank – Negociando com Tubarões, do Canal Sony, para contar histórias inspiradoras de quem conseguiu usar a criatividade e ter sucesso com um novo negócio. Para tentar convencer os investidores, que no programa procuram negócios originais e inovadores, os empreendedores precisam se superar. Acompanhe estas histórias e inspire-se!

Comentários

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it