Nesta escola em SP é possível aprender tudo sobre a tradicional cerimônia japonesa do chá

A cerimônia japonesa do chá, conhecida como Chanoyu ou Chadō, foi introduzida no século 9 por um monge que viajou à China. Desde então, o ritual, influenciado pelo Taoísmo e pelo Zen Budismo, ganhou ares medicinais por causa das propriedades da erva, se popularizou e se tornou tradição.

As sessões são guiadas por mestres, que passam até vinte anos estudando para se especializar em cada detalhe – há quem diga que o aprendizado nunca termina. É preciso conhecer as artes tradicionais, saber sobre o cultivo e as variedades de chá, além de entender muito sobre vestimentas japonesas, caligrafia, cerâmica, etiqueta e incensos.

chado (1)

Uma cerimônia tradicional dura cerca de quatro horas. Todos usam roupas discretas e cada movimento é dotado de significado – tudo é calculado para ser o mais simples possível, inclusive os gestos. O ritual é conduzido em silêncio, à exceção das palavras do mestre, pois trata-se de um momento de meditação.

Há quatro princípios por trás da cerimônia: Harmonia (Wa), Respeito (Kei), Pureza (Sei) e Tranquilidade (Jyaku). Eles foram definidos por Sen-no-rikyu, um dos mestres do Chadō, que transmitiu seus conhecimentos a descendentes e discípulos no século 16. Três diferentes escolas sobre o ritual foram criadas por eles, e uma delas está em atividade no Brasil.

chado (2)

chado (6)

A Urasenke é a escola com mais seguidores no mundo, e conta com uma filial em São Paulo, na Liberdade, é claro. Lá, é possível aprendeu passo a passo os movimentos básicos, conhecer cada utensílio utilizado no ritual, aprender a se posicionar e muito mais. Se tornar um mestre é um processo que exige tempo e dedicação, mas com algumas sessões de prática já é possível participar do ritual.

chado (8)

Confira a programação de aulas da Urasenke no site.

chado (5)

Todas as fotos via Urasenke

*Surpreendente e inovadora, a JAPAN HOUSE abriu em São Paulo como ponto de difusão de todos os elementos da genuína cultura japonesa. Um lugar de encontro, de intercâmbio cultural, de lazer e de grandes oportunidades para os visitantes mergulharem em uma das culturas mais ricas dos nossos tempos.

No Hypeness, nos batemos pela diversidade e pela troca e é por isso que decidimos nos unir a esta celebração da cultura japonesa, em um canal que mostrará o melhor do Japão contemporâneo e que certamente será um ótimo aperitivo para todos quantos decidirem conhecer este espaço no coração de São Paulo.

Você também pode seguir as novidades da Japan House pelo Facebook ou Instagram.

Comentários

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it