Leonardo DiCaprio arrasa de novo e ajuda México a salvar espécie de golfinho em risco de extinção

O ator e ambientalista Leonardo DiCaprio não se contentou em ganhar o Oscar e está mostrando como pode usar sua fama por uma boa causa. Depois de ajudar a proteger elefantes raros na África e de participar da produção de um documentário sobre as mudanças climáticas, ele arrasou de novo. A missão da vez é ajudar a salvar uma espécie de golfinho no México.

Preservar os golfinhos da espécie Vaquita (Phocoena sinus) é uma atitude realmente importante, visto que eles estão em perigo crítico de extinção. Estima-se que existam menos de 30 vaquitas no Golfo do México atualmente, segundo o Global Citizen – há 20 anos, esse número era próximo de 600.

Leonardo DiCaprio está trabalhando junto ao presidente mexicano Enrique Peña Nieto para proteger a espécie. Entre as medidas adotadas estão a restrição da pesca e do transporte na região em que os golfinhos são encontrados. O uso de redes de emalhar, consideradas a principal causa de morte das vaquitas, foi proibido na área, assim como a pesca noturna.

As novas regras deverão ser monitoradas pela Marinha mexicana e o governo do país também pretende utilizar drones aéreos para garantir que as medidas sejam cumpridas. O projeto prevê ainda que técnicas de pesca sustentável sejam ensinadas às comunidades locais.

A cooperação foi celebrada pelo presidente mexicano através do Twitter no dia 8 de junho. “México, como um dos países com maior biodiversidade, entende sua responsabilidade com o mundo e com as mudanças climáticas. Implementamos um esforço histórico para evitar a extinção de uma espécie única, a Vaquita Marinha, e proteger nossos ecossistemas. Estamos mais comprometidos do que nunca em cumprir com os compromissos do acordo de Paris e colaborar com outros países nesta tarefa. México tem o prazer de ter o apoio da Fundação Di Caprio e Fundação Carlos Slim; a soma de esforços sempre traz melhores resultados.“, escreveu ele em quatro tweets publicados na rede social.

Fotos: Reprodução Twitter / Foto destaque via

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it