Sede do festival de Woodstock é incluída em lista de lugares históricos dos EUA e será restaurada

De todos os grandes festivais de música já ocorridos, nenhum se aproxima do impacto cultural e musical e da importância histórica que o festival de Woodstock, ocorrido entre os dias 15 e 17 de agosto de 1969 em uma fazenda do estado de Nova Iorque, nos EUA, alcançou ao longo dos anos. Não é por acaso, portanto, que o lugar onde ocorreu o festival acaba de ser incluído no registro nacional de locais históricos dos EUA.

Woodstock8

A Feira de Arte e Música de Woodstock – nome oficial do festival na época – reuniu cerca de 500 mil pessoas ao longo de quatro dias (pois um dia após o fim oficial o evento ainda acontecia, e a multidão por lá permanecia).

Woodstock3

A até então jamais vista multidão se reuniu para assistir a show de nomes igualmente históricos, como Joe Cocker, Joan Baez, Santana, The Who, Janis Joplin, Richie Havens, Ravi Shankar, Grateful Dead, Sly & The Family Stone, The Band, Crosby, Stills, Nash & Young, Blood, Sweet & Tears, além, é claro, do icônico momento auge do festival, quando Jimi Hendrix se apresentou, e devastou o hino norte-americano com sons de bomba e intensa distorção.

Woodstock9

Woodstock6

Jimi Hendrix durante seu show em Woodstock

Mais do que um festival de música, porém, Woodstock foi um momento definidor na história da música popular do século XX, como uma encarnação de um uma utopia – a vivência de um sentido comunitário que definiria a força da contracultura, das drogas psicodélicas e da expansão da mente como desafio ao establishment político e cultural, do espírito hippie e jovem, da oposição à guerra do Vietnã, sendo, em um só gesto, a afirmação e a despedida da década de 1960.

Janis Joplin at Woodstock no publication after December 31, 2009

Acima, Janis Joplin; abaixo, Joe Cocker, ambos em suas históricas apresentações no festival

Woodstock4

Em 2006, foi inaugurado no local – que na época era simplesmente uma fazenda de laticínios – um centro para as artes, com um museu dedicado à história do festival.

Woodstock2

O local hoje, e o marco que confirma que ali é o ponto onde o festival ocorreu

A fim de ampliar o potencial turístico desse agora oficialmente histórico ponto da história americana e musical, o ponto onde o palco foi montado, assim como seus arredores, serão restaurados, e um tour interativo passará a ser oferecido. Se o espírito de uma época jamais pode ser revivido, será possível ao menos visitar seu epicentro e se deixar atravessar e inspirar pelas emanações psicodélicas e míticas de um evento e um momento como Woodstock.

Woodstock7

Woodstock5

© fotos: reprodução/divulgação

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it