Uma cidade, 24 horas e atrações do Brasil inteiro: a agenda Hypeness é da Virada Cultural

O final de semana mais cultural de São Paulo chegou. E não poderíamos deixar de fazer uma seleção supimpa dos eventos que rolam ao longo das 24 horas da Virada Cultural. A festa pode ser na capital paulista, mas atrações do Brasil inteiro marcam presença nessa celebração da arte e da diversidade. Confira a Agenda Hypeness da Virada.

Cortejo Arrasta Sandália

xaxado

Que São Paulo é o lugar que milhares de nordestinos escolheram para chamar de lar, todo mundo sabe. Por isso, nada mais justo do que um espaço na programação para celebrar a influência e a diversidade do Nordeste na capital paulista. Bonecos gigantes de São Luiz do Paraitinga abrem caminho para uma grande homenagem à cultura nordestina com muito forró e um encontro pra lá de especial entre as bandas Falamansa e Xaxado Novo.

SERVIÇO
O que: Cortejo Arrasta Sandália
Quando: 20 de maio, às 18h15
Onde: Concentração na rua Barão de Itapetininga em frente ao Theatro Municipal – República
Quanto: gratuito

Planta e Raiz

plantaeraiz_dvg

Pra quem gosta de reggae, a boa do dia vai ser no Parque do Carmo. A banda Planta e Raiz, veterana da Virada Cultural, se apresenta na noite de sábado. Os hits mais famosos do grupo, como “Oh Chuva”, prometem estar presentes no show. Faça chuva ou faça sol.

SERVIÇO
O que: Show Planta e Raiz
Quando: 20 de maio, às 20h
Onde:Parque do Carmo – Avenida Afonso Sampaio Souza, 951 – Itaquera
Quanto: gratuito

As Bahias e a Cozinha Mineira convidam Tulipa Ruiz

as bahias

Assucena Assucena, Raquel Virgínia e toda banda As Bahias e a Cozinha Mineira se apresentam na Chácara do Jóquei, no sábado. Além do show incrível como de costume, dessa vez também rola participação de Tulipa Ruiz como convidada. Muitas mulheres poderosas brilhando no palco, assim como deve ser.

SERVIÇO
O que: Show As Bahias e a Cozinha Mineira + Tulipa Ruiz
Quando: 20 de maio, às 20h30
Onde: Parque Chácara do Jóquei – Avenida Prof. Francisco Morato, 5300 – Vila Sonia
Quanto: gratuito

Calefação Tropicaos convida Siba e Jaloo

calefacao

A Calefação Tropicaos vai colocar a Chácara do Jóquei pra ferver. A festa vem muito bem acompanhada: Siba e Jaloo se juntam ao coletivo tropical, representando em shows completos o experimentalismo de raiz e as brazucagens dançantes e psicodélicas, do jeito que a gente tanto gosta.

SERVIÇO
O que: Festa Calefação Tropicaos com Jaloo e Siba
Quando: 20 de maio, a partir das 18h
Onde: Parque Chácara do Jóquei – Avenida Prof. Francisco Morato, 5300 – Vila Sonia
Quanto: gratuito

Winterreise: Vinícius Atique e Ballet da Cidade

bale

O Balé da Cidade de São Paulo e o barítono Vinicius Atique interpretam, no palco do Theatro Municipal, um dos mais marcantes símbolos da cultura musical alemã: Winterreise. A peça trata de uma série de reflexões feitas por um viajante sobre temas sombrios durante o inverno.

SERVIÇO
O que: Espetáculo “Winterreise”
Quando: 20 de maio, às 18h
Onde: Theatro Municipal – Praça Ramos de Azevedo, s/n – República
Quanto: gratuito

Alegria, Alegria

alegria

Caminhar contra o vento, sem lenço e sem documento vai ser mais legal domingo no Palco dos Musicais. Na celebração dos 50 anos da Tropicália, o musical “Alegria, Alegria” homenageia o movimento que mudou a história da música brasileira. Com roteiro e direção de Moacyr Góes, tem um elenco de 13 atores e é protagonizado pela cantora Zélia Duncan, que assume o papel de condutora do espetáculo. Dá pra viajar no tempo e fazer de conta que ainda é década de 60.

SERVIÇO
O que: Musical Alegria, Alegria
Quando: 21 de maio, às 16h
Onde: Vale do Anhangabaú
Quanto: gratuito

Cida Moreira + Lineker + Simone Mazzer

lineker

Cida Moreira, Lineker e Simone Mazzer se juntam para um show destruidor, bafônico e lacrador no palco Cabaré Queer, no Copan. Fazem desse encontro único e irreverente um grande cabaré, com músicas de seus repertórios e versões de compositores como Bertolt Brecht, Amy Winehouse, Mc Xuxu, Walter Franco, entre outros.. A programação do palco é toda dedicada a artistas que levantam a bandeira LGBT.

SERVIÇO
O que: Show Cida Moreira + Lineker + Simone Mazzer
Quando: 21 de maio, às 11h
Onde: Palco Copan Cabaré Queer – Avenida Ipiranga, 200 – Centro
Quanto: gratuito

Rincon Sapiência

rincon

O rap também tem seu espaço. Um dos destaques da programação é Rincon Sapiência, grande nome da cena atual do rap brasileiro. No show é acompanhado por sua banda e canta as músicas de seu primeiro EP “SP Gueto BR” e também composições mais recentes como “A Coisa tá Preta”, “Ponta de Lança” e “Meu Bloco”. Influências da música africana, eletrônica, jamaicana e vertentes do rock embalam a tarde de domingo.

SERVIÇO
O que: Show Rincon Sapiência
Quando: 21 de abril, às 15h
Onde: Rua 24 de maio – República
Quanto: gratuito

Marcelle, Equivocada

marcelle

A cantora sergipana Marcelle apresenta seu segundo disco recém lançado: “Equivocada”. Cheias de psicodelismos, canções do disco como  “Fantasmagórica”, “Mais Cedo” e “Cinema” fazem parte de sua apresentação no domingo.

SERVIÇO
O que: Show Marcelle, Equivocada
Quando: 21 de abril, às 16h
Onde: Palco da Rua Barão de Itapetininga – República
Quanto: gratuito

Guizado

guizado

Guizado, considerado o expoente do nu jazz produzido no Brasil, junta a música erudita contemporânea com Skate, Free Jazz e Punk Rock. Ficou confuso? A gente explica: ele quebra os paradigmas da música instrumental e traz um show inovador que atrai até os mais jovens.“Voo do Dragão” é destaque no palco instrumental da Virada e vai conduzir a plateia a uma história, onde cada música é como um capítulo desse conto. Mais que um show, uma experiência.

SERVIÇO
O que: Show Guizado
Quando: 21 de abril, às 14h
Onde: Palco Instrumental – Praça Dom José Gaspar – República
Quanto: gratuito

Trupe Chá de Boldo + A Fantástica Fábrica de Chocolate

wonka25

Que tal um filminho na madrugada? Na Praça das Artes rola exibição do clássico “A Fantástica Fábrica de Chocolate”. E não para por aí: vai ter trilha sonora ao vivo executada pela banda Trupe Chá de Boldo. Um verdadeiro cine concerto.

SERVIÇO
O que: Exibição de “A Fantástica Fábrica de Chocolate” com trilha sonora ao vivo
Quando: 21 de maio, às 00h
Onde: Praça das Artes – Avenida São João, 281 – Centro
Quanto: gratuito

Oficina de Silk Screen

silk

O silk screen está em todos os lugares. Na arte de rua, camisetas, posters, quadros. É uma técnica de impressão bastante utilizada e, acredite, é possível aprender e começar a fazer suas próprias estampas. Ficou interessado? É só chegar na Oficina de Silk Screen com o Levi Siqueira e mergulhar no universo das tintas e da impressão.

SERVIÇO
O que: Oficina de Silk Screen
Quando: 21 de maio, às 11h
Onde: Tablado Test – Rua Dr. Falcão Filho – Centro
Quanto: gratuito

Fafá de Belém

fafa

O Pará também marca presença nas terras paulistas com a apresentação da cantora Fafá de Belém. O show “Do Tamanho Certo Para o Meu Sorriso” com certeza vai fazer sorrir todo mundo que estiver no Palco Anhembi na madrugada de sábado para domingo.

SERVIÇO
O que: Show Fafá de Belém
Quando: 21 de maio, às 00h30
Onde: Palco Anhembi – Avenida Olavo Fontoura, 1209 – Santana
Quanto: gratuita

Slam das Minas

slam

O Slam das Minas-SP nasceu para criar um espaço de voz e acolhimento para as minas, monas e manas. E é claro, não poderia ficar de fora da Virada. A batalha de poesias procura trazer empoderamento à mulher através da arte, nesse caso, na forma de poemas autorais falados.

SERVIÇO
O que: Slam das Minas – batalha de poetas
Quando: 21 de abril, às 14h
Onde: Biblioteca Cora Coralina – Rua Otelo Augusto Ribeiro, 113 – Guaianazes
Quanto: gratuito

Kiss For Kids

kiss

Um espetáculo que leva toda a magia de uma das banda mais quentes do Rock n Roll para os pequenos. Com uma linguagem simples e divertida, as crianças vão embarcar em uma viagem pelo universo KISS de forma recreativa e cheia de interatividade.

SERVIÇO
O que: Peça Kiss For Kids
Quando: 21 de maio, às 10h
Onde: Avenida Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes
Quanto: gratuito

Todas as imagens: divulgação

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it