A escola pública de SP que tem sua própria horta hidropônica e que usa os alimentos na merenda

O ensino em uma escola não deveria estar restrito à reprodução das matérias entre professores e alunos – mas sim ir além, ensinar também sobre estar no mundo, sobre realizar cuidar do planeta e da vida das pessoas, sobre o cotidiano, a realidade, saúde e muito mais.

A Escola Estadual Professor Tochichico Yochicava, em Suzano, município de São Paulo, conseguiu, em um mesmo gesto, ensinar seus alunos sobre conscientização ambiental e impactar positivamente na saúde dos jovens, através do projeto “Horta hidropônica”.

Horta Hidroponica

O projeto consiste em uma horta realizada na escola, através da qual os alunos aprendem sobre plantio e cuidado de alimentos, que depois são utilizados nas refeições dos próprios alunos na escola. São 200 alfaces colhidos em 32 dias de plantio, por exemplo, dentro os diversos vegetais que formam a horta.

HortaE4

HortaE3

A horta é cultivada através de um sistema de canaletas suspensas por onde a água que alimenta os vegetais circula. Junto das canaletas, duas caixas d’água e uma bomba simples, num gasto aproximado de 100 litros de água por mês.

HortaE5

A economia de água, portanto, é política essencial na escola, que possui um reservatório para reaproveitar a chuva nos mictórios e na limpeza e lavagem dos locais.

The Adobe Flash Player is required for video playback.
Get the latest Flash Player or Watch this video on YouTube.

Tudo isso prova que, com um pouco de criatividade, disposição e desejo real de melhorar o mundo – que seja o mundo à nossa volta – é possível dar passos largos para transformar as escolas em algo muito mais produtivo e interessante do que hoje é e, com isso, transformar também os alunos e o futuro.

HortaE6

HortaE2

© fotos: divulgação

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it