A exposição em São Paulo que usa o bambu para uma imersão na cultura japonesa

Às vezes, a melhor maneira de se aprofundar em uma cultura diferente da nossa é entender alguns de seus elementos mais marcantes. É o que faz a exposição Bambu – Histórias de um Japão ao apresentar ao público tradições milenares, a filosofia, a arte e a tecnologia japonesa usando o bambu como elemento desencadeador que constrói essa história.

A mostra, com entrada gratuita, acontece na Japan House, em São Paulo, entre os dias 6 de maio e 9 de julho. Já na entrada, ela deixa claro a que veio com a série 10 momentos exposta no térreo do espaço. Ali, diversas vitrines mostram a conexão entre a planta e a cultura japonesa.

bambu7

São explorados diferentes usos do bambu, como a tradição xintoísta de realizar uma fogueira com objetos decorativos durante o ano novo, para pedir boa colheita no ano seguinte; a sonoridade através das flautas Shinobue e as espadas de bambu, que simbolizam a luta e a filosofia dos samurais, entre outros elementos da cultura e tradição japonesa, incluindo itens de design, artesanato e até brinquedos feitos com bambu.

bambu2

Aqueles interessados em conhecer mais da importância da planta para a cultura japonesa irão se encantar com a exibição de uma edição reduzida do filme O Conto da Princesa, de Isao Takahata (2013), em que a noção de espiritualidade do bambu no Japão é celebrada. Para ver o filme, os visitantes são convidados a tirar os sapatos, seguindo os costumes japoneses, e acomodar-se sobre tatames. A animação é projetada no teto de uma sala criada por uma parede de bambu, convidando todos ao relaxamento e imersão na história.

bambu5

bambu6

A exposição conta ainda com obras de arte em que são exibidas criações de diversos artistas que utilizam o bambu como matéria-prima, incluindo Chikuunsai IV Tanabe, Nakatomi Hajime e Kawashima Shigeo. Além da mostra, uma série de workshops abertos ao público irá acontecer no espaço durante o período da exposição.

Para saber mais, confira o site da Japan House.

bambu

bambu4

*Surpreendente e inovadora, a JAPAN HOUSE abriu em São Paulo como ponto de difusão de todos os elementos da genuína cultura japonesa. Um lugar de encontro, de intercâmbio cultural, de lazer e de grandes oportunidades para os visitantes mergulharem em uma das culturas mais ricas dos nossos tempos.

No Hypeness, nos batemos pela diversidade e pela troca e é por isso que decidimos nos unir a esta celebração da cultura japonesa, em um canal que mostrará o melhor do Japão contemporâneo e que certamente será um ótimo aperitivo para todos quantos decidirem conhecer este espaço no coração de São Paulo.

Você também pode seguir as novidades da Japan House pelo Facebook ou Instagram.

Comentários

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it