Fotos raras mostram o ensaio feito por Salvador Dalí para a Playboy nos anos 70 [NSFW]

Mais do que um dos maiores e mais icônicos pintores do século XX, o artista catalão Salvador Dalí foi um verdadeiro operário das artes e da estética, aventurando-se na fotografia, filmes, ilustrações, até na cozinha – um intenso acontecimento visual por onde tenha passado. A pequena cidade espanhola de Cadaqués jamais esqueceu o dia em que Dalí apareceu por lá, para dirigir um ensaio fotográfico surrealista para a revista Playboy, em 1973.

PlayboyDali5

Não só pelo próprio pela inacreditável produção armada pelo artista para as fotos, mas como pela gigante legião de fãs que invadiu a cidade atrás de Dalí – que se plantou do lado de fora de seu hotel, gritando “Mestre! Mestre!” na esperança de que o pintor aparecesse do lado de fora -, a passagem de Dalí pela cidade foi um acontecimento inesquecível. O pintor tinha 69 anos quando dirigiu o ensaio.

PlayboyDali12

PlayboyDali10

E o mesmo pode se dizer da passagem do pintor pela Playboy. Modelos nuas, enroladas em cobras, ao redor de um ovo gigante foi somente uma das propostas realizadas por Dalí. Quando perguntado pelo significado do trabalho, ele não se furtou em ser sincero: “O sentido desse trabalho é a motivação mais pura – dinheiro”, afirmou. “O que fiz para a Playboy foi muito bom, e o pagamento foi equivalente à qualidade”.

Modéstia definitivamente não era uma virtude em Dalí como era a franqueza. O sentido erótico é um tanto exótico, mas trata-se, de fato, de algo que nenhum “leitor” da Playboy pudesse esperar – ou esquecer.

PlayboyDali11

PlayboyDali9

PlayboyDali8

PlayboyDali7

PlayboyDali6

PlayboyDali3

PlayboyDali2

Alguns rascunhos desenhados por Dali para o ensaio

PlayboyDali1

Todas as fotos © Salvador Dalí/Pompeo Posar

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it