Quem são os artistas que estão espalhando arte e sorrisos por São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre

Pela terceira vez consecutiva, capitais brasileiras irão receber o projeto Sorriso Para Todos, uma realização do Ministério da Cultura e Governo Federal com patrocínio da Colgate através da Lei Rouanet. Este ano, o projeto promete espalhar arte e sorrisos por São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre. Afinal, tem coisa melhor do que sorrir?

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Sorriso, as quatro cidades serão presenteadas com instalações artísticas em formato de sorrisos, criadas por 5 artistas brasileiros. A iniciativa é também um lembrete sutil sobre a importância de sorrir e espalhar sorrisos por onde passamos todos os dias.

Santana (1) - SP - Foto Bruno Henrique Noda de Mello

Santana (2) - SP - Foto Bruno Henrique Noda de Mello

Santana – São Paulo. Foto: Bruno Henrique Noda de Mello

O evento acontece desde 2015. No primeiro ano, a ação ocorreu apenas em São Paulo (falamos sobre ela aqui), com 21 obras. Em 2016, o projeto já havia aumentado e tomou as ruas de Salvador, Belo Horizonte, São Paulo e Curitiba com 17 obras (relembre). Este ano, o Sorriso Para Todos volta ainda maior (serão 22 obras espalhadas pelo Brasil) e as instalações possuem um novo formato visual e suporte em audio guide. Além disso, uma ação social promovida pelo projeto convidou crianças atendidas por diversas ONGs para aprender mais sobre a importância da arte em nosso dia a dia e exercitar seu olhar artístico.

Para a Colgate, realizar pela terceira vez o projeto é motivo de orgulho e satisfação. A marca acredita que a arte e o sorriso podem transformar positivamente a vida das pessoas e que todo mundo merece um motivo para sorrir. A gente concorda.

Cidade das Artes - RJ - Foto Anna Clara Carvalho

Cidade das Artes – Rio de Janeiro. Foto: Anna Clara Carvalho

Os responsáveis por transformar sorrisos em arte (ou seria arte em sorrisos?) são o pintor e desenhista Adriano Franchini (também conhecido apenas como “Salva”); a artista Érika Kaminishi; o talentoso Luis Prieto; o fotojornalista Nario Barbosa; e o artista plástico Quim, que busca trabalhar com pigmentos orgânicos.

Com suas obras, cada um deles busca retratar que todo mundo tem um bom motivo para sorrir: pode ser uma grande alegria, uma promoção no trabalho, uma gentileza de um desconhecido ou mesmo aquela escultura de sorriso que se encontra por acaso em uma caminhada pela cidade. É também um lembrete de como nós podemos ser o motivo de sorrisos de outra pessoa.

Se (1) - SP - Foto Bruno Henrique Noda de Mello

Se (2) - SP - Foto Bruno Henrique Noda de Mello

Se (3) - SP - Foto Bruno Henrique Noda de Mello

Sé – São Paulo. Foto: Bruno Henrique Noda de Mello

A exposição fica no ar até o dia 28 de maio e é possível conferir os endereços de cada uma das instalações no site do projeto. Outra forma de acompanhar essa corrente de positividade é acompanhar as fotos que estão sendo postadas com a hashtag #sorrisoparatodos e o perfil oficial da ação no Instagram.

Em tempos de tantas notícias ruins, projetos positivos como esse são mais do que bem-vindos, não é mesmo?

Lagoon - RJ - Foto Anna Clara Carvalho

Complexo Lagoon – Rio de Janeiro. Foto: Anna Clara Carvalho

Paraiso (1) - SP - Foto Bruno Henrique Noda de Mello

Paraiso (4) - SP - Foto Bruno Henrique Noda de Mello

Paraiso (3) - SP - Foto Bruno Henrique Noda de Mello

Paraíso – São Paulo. Foto: Bruno Henrique Noda de Mello

Parque da Jaqueira - Recife - Foto Luara Olívia Santos de Oliveira

Parque da Jaqueira – Recife. Foto: Luara Olívia Santos de Oliveira

Trianon - SP - Foto Bruno Henrique Noda de Mello

Trianon (2) - SP - Foto Bruno Henrique Noda de Mello

Trianon – São Paulo. Foto: Bruno Henrique Noda de Mello

Vila Madalena - SP - Foto Bruno Henrique Noda de Mello

Vila Madalena (2) - SP - Foto Bruno Henrique Noda de Mello

Vila Madalena – São Paulo. Foto: Bruno Henrique Noda de Mello

artigo-patrocinado

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it