Incrível, maravilhoso, futurista: o grafeno promete revolucionar nosso mundo dessas e de outras formas

Talvez você já tenha ouvido falar sobre o grafeno, mas provavelmente ainda não sabe o quão maravilhoso ele pode ser. Para começar, vamos apresentar melhor esse material: ele é uma das formas cristalinas do carbono (assim como o diamante e o grafite, por exemplo). Só que, diferentemente dos seus primos mais conhecidos, ele é considerado o material mais fino e mais condutor do mundo, sendo ainda muito resistente – para se ter uma ideia, o grafeno pode ser 100 vezes mais forte do que o aço.

Essas características fazem com que o material seja considerado como uma das apostas no futuro da tecnologia. Porém, suas qualidades já estão sendo usadas em muitos experimentos no presente, como estes que listamos abaixo.

Filtro de água do mar

O grafeno foi usado na criação de um filtro de apenas um átomo de espessura a ser usado para limpeza de vazamentos de óleo no mar. No entanto, a invenção foi tão eficiente que pode também ser usada na dessalinização de água do mar – reduzindo o uso de energia durante esse processo em 20%. Além de mais ecológico, esse recurso poderia ser importante para países em que a eletricidade é tão escassa quanto o acesso à água potável.

grafeno

Foto via / Foto destaque: Jon Olav Eikenes

Baterias ultra-eficientes

Já pensou em carregar as baterias de seu smartphone em apenas alguns segundos? E quem sabe se elas pudessem ser usadas por muito tempo sem nunca perder sua eficiência? Graças ao grafeno isso pode se tornar realidade dentro de alguns anos. Um experimento feito na Australia’s Swinburne University pelo pesquisador Han Lin apontou que baterias de grafeno, além de possuírem as características citadas acima, também representariam um menor impacto ambiental em relação às baterias de lítio usadas atualmente em eletrônicos.

grafeno2

Foto via

Papel indestrutível

Flexível, condutor, 100% reciclável, durável e 10 vezes mais forte do que o aço. É assim que um papel feito à base de grafeno funciona. Desenvolvido há cinco anos por um grupo de pesquisadores da Universidade de Tecnologia em Sydney o papel também é suficientemente fino para ser usado em diversas indústrias – com o diferencial de ser quase indestrutível.

grafeno3

Foto © Lisa Aliosio

Lâmpadas supereconômicas

A Universidade de Manchester, no Reino Unido, criou em 2015 uma lâmpada utilizando grafeno. Além de utilizar 10% menos energia do que as lâmpadas LED existentes, elas duravam mais tempo que as lâmpadas comuns e tinham também um custo de produção menor. Foi o primeiro produto comercialmente viável a usar grafeno em sua composição.

grafeno4

Foto © University of Manchester

Painéis solares para a chuva

Um potencial problema do uso de painéis solares para geração de energia é o fato de que eles não funcionam quando não há sol. Porém, o grafeno está sendo usado para transpor esse problema e já mostrou que é possível também gerar energia em dias de chuva. Usando uma camada de grafeno sobre os painéis, ela seria capaz de reagir com os sais que naturalmente existem nas gotas de chuva gerando energia. A taxa de eficiência nesse sentido seria ainda muito baixa (em torno de 6,5%), mas já aponta para a possibilidade de instalação de painéis mais eficientes em locais onde o sol não predomina.

grafeno5

Foto: WiNG

Para saber mais sobre os potenciais usos do grafeno, vale a pena visitar o estande da MackGraphe durante a TechFair, que acontece em São Paulo no dia 26 de abril. MackGraphe é o Centro de Pesquisa de Grafeno e Nanomateriais da Universidade Presbiteriana Mackenzie cujas atividades iniciaram em 2013.

Obviamente, o espaço não poderia estar de fora da TechFair, evento promovido pela Votorantim que irá reunir muita tecnologia e inovação na Casa das Caldeiras (Av. Francisco Matarazzo, 2.000). A participação é aberta ao público, que pode se inscrever gratuitamente clicando aqui. Para ficar por dentro de todas as novidades da Tech Fair, siga também o evento através do Facebook.

*Tecnologias emergentes, novos padrões de consumo, inovações que transformam nosso cotidiano. É um pouco de tudo isso que veremos na Tech Fair, uma incrível feira gratuita promovida pela Votorantim, que acontece no dia 26 de abril, das 9h às 18h, na Casa das Caldeiras, em SP.

O Hypeness não poderia ficar de fora dessa e se associou à Votorantim para criar um canal especial que apresentará alguns dos temas e projetos que fazem parte do evento. É só seguir tudo aqui.

Comentários

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it