Como o silêncio pode beneficiar seu cérebro e sua saúde

Quanto silêncio há em seus dias? Provavelmente, muito pouco. Pode ser a televisão que fica sempre ligada, o aparelho de som, os vizinhos do apartamento ao lado que não param de fazer barulho… A verdade é que o silêncio anda cada vez mais raro, mas cientistas apontam que ele pode beneficiar a sua saúde.

As pesquisas a respeito do silêncio começaram ao avesso. De acordo com o CicloVivo, pesquisadores começaram estudando os problemas de saúde associados à poluição sonora. As primeiras descobertas apontavam que a exposição ao barulho intenso de estradas e aeroportos estava relacionada ao surgimento de diversos problemas de saúde, incluindo pressão alta, doenças cardíacas e perda auditiva.

silencio

Foto: Hannah Donze / Foto destaque: Kristina Flour

À medida que as pesquisas sobre o assunto evoluíram, no entanto, elas passaram a se focar também no silêncio. Afinal, se o barulho fazia tão mal à saúde, quais seriam os benefícios da não exposição a ele? Em primeiro lugar, ela significaria que nosso corpo não sofreria os danos causados pela poluição auditiva, mas o silêncio poderia ser também benéfico para a saúde? Pesquisas recentes indicam que sim.

Os estudos sugerem que a exposição ao silêncio poderia trazer benefícios à saúde, diminuindo os níveis de estresse e aumentando a sensação de relaxamento. Uma pesquisa de 2006 concluiu inclusive que o silêncio seria mais relaxante do que uma “música relaxante”. Mesmo assim, os estudos sobre o assunto são preliminares e, embora ainda não seja definitivo afirmar que o silêncio faça “bem”, já se sabe que ele ao menos é mais vantajoso em termos de saúde do que a exposição prolongada ao barulho.

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it