Mais de 120 artistas contemporâneos falam sobre obras do Metropolitan em websérie criada pelo museu

Se passear pelos infinitos corredores do Metropolitan Museum of Art, em Nova York, já é uma experiência transformadora por si só, imagine fazer isso com 120 dos mais importantes artistas contemporâneos comentando e contextualizando partes do acervo? Uma das vantagens da internet é poder oferecer tal vivência sem a necessidade de se ir até o local – e é exatamente isso que a nova web série do Met proporciona: um passeio pelo museu com artistas comentando determinada galeria ou obra, em vídeos de 3 minutos.

MetWeb1

Basicamente a série “The Artists Project” realiza uma visita em primeira pessoa desse artistas contemporâneos sobre obras históricas, normalmente explicitando influências ou revelando leituras sobre sentidos ou aspectos de tais obras que sejam caros para o narrador em questão.

MetWeb3

Assim, traz-se à tona aquele rico olhar que supera a mera historiografia ou cronologia, e posiciona eventual artista, galeria ou período em um sentido mais amplo, profundo e, logo, artístico.

Um dos episódios da série

A série já está em sua sexta temporada, e pode ser assistida na íntegra, episódio por episódio, no site do projeto. Fundado em 1870, o Metropolitan tornou-se referência por justamente reunir a inspiração não só de artistas contemporâneos, como também de outras culturas e épocas em um mesmo prédio.

MetWeb6

MetWeb2

Passear por esse acervo enciclopédico sendo levado pela mão (e olhos, e corações) desses artistas é o privilégio que o “The Artists Project” nos oferece.

MetWeb4

MetWeb5

© fotos: reprodução

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it