Mulher muçulmana enfrenta com um sorriso manifestação xenófoba e viraliza na internet

Certas fotografias parecem capazes de revelar camadas e mais camadas de situações complexas sem qualquer palavra ou movimento – essas são fotos fadadas a se tornarem icônicas. A imagem registrada no último sábado da jovem Saffiah Khan enfrentando um manifestante xenófobo de extrema-direita com nada além de um sorriso certamente é uma dessas; seu destino é a história. Mas o que há por trás da imagem?

SK2

A foto foi tirada na cidade de Birmingham, na Inglaterra, e o homem na imagem é membro da Liga de Defesa Inglesa, uma organização de extrema-direita contra a presença de muçulmanos no Reino Unido. Pouco antes da imagem, porém, Saffiah havia percebido que outra jovem muçulmana, Saira, que vestia um jihab azul, estava cercada por dezenas de furiosos manifestantes, que gritavam ameaças e ofensas contra ela. Saira havia se manifestado durante os discursos do grupo gritando a frase “Não ao racismo”.

SK4

Quando se viu cercada e temeu por sua segurança, Saira foi enfim defendida por Saffiah, que se posicionou entre o homem e a outra jovem.

SK5

Não tive medo. Eu normalmente me mantenho bastante calma nessas situações”, afirmou Saffiah. “Eu sabia que eles queriam me provocar, mas não me deixei ser provocada”.

SK3

O próprio fotógrafo, Joe Giddens, afirmou na internet ter se surpreendido com a popularidade de sua foto, depois da imagem ser compartilhada milhares de vezes em pouco tempo. Saffiah e Saira não se conheciam, mas imediatamente se tornaram irmãs na luta pela igualdade e contra o racismo e a xenofobia – e agora estão marcadas, juntas, na história, com uma foto que diz tudo com somente um sorriso.

SK1

SK6

Todas as fotos © Joe Giddens

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it