Castelinho “mal assombrado” do centro de São Paulo reabre após anos de abandono

Após quase 40 anos, o Castelinho da Rua Apa, que ficou famoso em São Paulo pela fama de ser mal assombrado, acaba de ser reaberto, e com um ótimo motivo: o imóvel foi restaurado pelo governo do Estado e vai virar sede da ONG Clube de Mães do Brasil.

Screen Shot 04-06-17 at 01.54 PM

A instituição tem como objetivo atender pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social. Criada pela maranhense Maria Eulina Hilsenbeck, ex-moradora de rua, a ONG promove “a sustentabilidade, a reinserção social, a capacitação profissional , o empoderamento e a geração de renda”.

O Castelinho foi inaugurado em 1912. O projeto, elaborado por arquitetos franceses, era uma réplica de um castelo medieval, e fazia sucesso pelo estilo. As coisas mudaram a partir de 1937, quando um crime misterioso aconteceu lá dentro: os três moradores do local, uma mãe e seus dois filhos, foram encontrados mortos.

Castelinho na década de 30 (Foto: Reprodução)
Castelinho na década de 30 (Foto: Reprodução)

A investigação policial apontou que os irmãos e advogados Álvaro e Armando César dos Reis teriam discutido sobre os negócios da família e trocado tiros, vitimando também a mãe, Maria Cândida, que tentou apartar. A posição dos corpos levantou as possibilidades de que Álvaro tivesse matado os dois e depois se suicidado, ou mesmo que alguém tivesse assassinado os três e tentado encobrir o crime.

A polícia nunca chegou a uma conclusão definitiva, e a falta de herdeiros para o Castelinho fez com que ele ficasse abandonado por muitos anos, o que fez crescer a fama de que assombrações rondavam pelo prédio. Na década de 80, moradores de rua começaram a ocupar o imóvel, e desde 1997 a ONG Mães do Brasil passou a cuidar de um anexo do imóvel.

Antes da reforma Antes da reforma

Agora, com o Castelinho reformado, o lugar poderá deixar a fama de mal-assombrado para trás, ficando marcado por um trabalho que tem como objetivo melhorar a vida de quem já não encontrava apoio algum.

Screen Shot 04-06-17 at 01.56 PM

Screen Shot 04-06-17 at 01.55 PM

Fotos © Douglas Nascimento/São Paulo Antiga

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it