Pizzaria em SP lança programa alfabetização gratuita pra funcionários e abre vagas pra comunidade

No Brasil, 27% da população é analfabeta e é comum, no ramos de restaurantes, encontrarmos  profissionais que não tiveram acesso à formação escolar. E foi pensando neles que a Pizzaria Veridiana, em SP, criou o projeto Veridiana Novas Letras, um programa de ensino voltado para a língua portuguesa que pretende sanar defasagens educacionais de seus colaboradores.

Ele começou em 11 de março, é totalmente gratuito e conta com duas turmas, uma de alfabetização e outra de reforço de português. Mas não só quem trabalha na pizzaria pode participar das aulas. O curso, elaborado pelas professoras Gabriela de Arantes e Mariana Hetti com base no método do pedagogo Paulo Freire, está com 8 vagas abertas na turma de alfabetização e 5 para a de reforço de português.

AULAS

Assim, um emprego aparentemente comum ajuda a transformar a vida de pessoas como Givaldo Souza. Ele, que estudou até a quarta série, contou: “apesar de não ter estudado o suficiente, estou gostando muito das aulas, pois as professoras explicam tudo direitinho. Acho que o curso vai me ajudar no meu cargo. É uma oportunidade que eu estou tendo para aprender coisas que eu não sabia e isso vai me ajudar em funções do meu trabalho, como organizar as etiquetas dos ingredientes.”

Nina Loscalzo, uma das responsáveis pelo projeto, argumentou que “pouca oferta de cursos de alfabetização para adultos e a dificuldade que essas pessoas têm de se expor foram fatores determinantes para criarmos o Veridiana Novas Letras e oferecermos as vagas excedentes para a comunidade”.

Pizzaiolos

Na turma de alfabetização, o cozinheiro Arlindo Teixeira de Lima espera com as aulas aprender a ler e escrever e, então, conseguir fazer mais coisas. “Estou adorando o curso!”, conta. “Já soletramos algumas palavras e a professora falou que eu estou de parabéns! No sábado que vem, eu vou lá de novo!

O programa, que tem duração de seis meses, acontece aos sábados na unidade de Higienópolis, das 15h às 16h. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 976576521 ou pelo e-mail contato@veridiana.com.br. A seleção dos alunos que vierem de fora será por ordem de inscrição.

Todas as fotos © Veridiana

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it