Castelo Rá-Tim-Bum reabre com novidades em São Paulo e nós mergulhamos nessa história

Quem perdeu a chance de se maravilhar com o Castelo Rá-Tim-Bum entre 2014 e 2015, agora pode abraçar a ideia novamente no Memorial da América Latina, em São Paulo, que celebra seus 28 anos em grande estilo. Literalmente montada, a construção abre hoje (31) para o público poder mergulhar de vez nessa história cheia de nostalgia, que fez a infância de muita gente mais feliz.

A estrutura com 15 metros de altura e 700 m², erguida por 150 pessoas diretamente, remonta todo o cenário da série dos anos 1990, exibida na TV Cultura. A réplica da residência do Dr. Victor e da simpática Bruxa Morgana conta com 22 ambientes cheios de curiosidades, desenhos, fotos, roteiros, depoimentos em vídeo, objetos animados e itens originais usados pelos personagens que compõem a obra infantil.

Durante a coletiva de imprensa, o presidente da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça, explicou um bocado deste sentimento. “O Castelo representa um dos maiores patrimônios da TV Cultura. O impacto que ele causou nas pessoas, nas gerações que puderam assistir naquele momento, é tão forte, que hoje quando as pessoas lembram, se sentem absolutamente impactadas, emocionadas e felizes por estar encontrando e por viver ou passar alguns momentos naqueles ambientes vistos na televisão”, afirmando ainda que os ambientes incorporaram também as tecnologias atuais para ampliar a experiência da mostra.

CasteloRaTimBumSP-7

Quando aconteceu a mostra de sucesso no Museu da Imagem e do Som, o sucesso foi absoluto. Filas se formavam na porta e o alcance de público foi de 410 mil pessoas, um recorde para a instituição. Na época, haviam 12 ambientes a menos do que dessa vez, que não era uma cópia exata do castelo. A Caselúdico, empresa que a montou, repete a dose e participa novamente desta vez para trazer de volta a imersão na história.

A grande novidade é a fachada, que foi materializada. Sobre a cenografia, Marcelo Jackow, da Caselúdico, comentou o desenvolvimento do projeto. “Tomamos muito cuidado em trazer cada um dos ambientes e personagens com um pouco de tecnologia para não só fazer uma exposição estática, mas que levasse a cada um que estivesse lá, no seu momento de reencontro com esse castelo que vive no imaginário, que estivesse vivo e correspondesse com as expectativas”. Assim se cria um contato mais íntimo através de pequenos detalhes.

A primeira coisa que se conhece logo de cara é o mundo cor de rosa da repórter Penélope, um grande papel da atriz Angela Dipp. Aliás, ela mesma invadiu a coletiva de imprensa da exposição e fez um live diretamente para as redes sociais. É esta simpática figura pink que recebe o público no Castelo, através de uma projeção.

CasteloRaTimBumSP-2

Percorrendo os corredores acompanhamos toda a cronologia da atração e chegamos também aos figurinos e às fotos de bastidores da turminha Zequinha, Biba e Pedro; ao laboratório de Tíbio e Perônio; ao encanamento de Mau e Godofredo, que tem até umas baratinhas; às curiosidades do Telekid. Todos os personagens que marcaram uma geração estão lá. A parte dedicada ao Etevaldo é uma das mais legais, nos transferindo rapidamente para uma galáxia distante. É muito importante também prestar a atenção no som, que nos envolve entre as salas e amplia a memória afetiva, o laço criado com o programa.

CasteloRaTimBumSP-14

telekid

Um dos ápices da mostra é, certamente, o hall do castelo. Ali está a charmosa serpente Celeste, o figurino e o quarto do Antonino Stradvarius Victorius II, o Nino – que é o mais legal do mundo e foi o sonho de consumo de muitas crianças -, fotos da família, o sofá redondo, verde e azul, e outros pequenos grandes detalhes. Subindo as escadas chegamos ao quarto da bruxa e quem está lá? A Adelaide, gralha brigona da Morgana.

CasteloRaTimBumSP-53

CasteloRaTimBumSP-55

O universo mágico, lúdico e educativo da série cativou o público de tal forma, que acabou sendo exportada para outros países, também virando um sucesso. Uma área dedicada às cartinhas dos fãs nos traz um turbilhão de sentimentos que só quem viveu aquela época sabe. Li uma de uma garota chamava Jaqueline, que dizia amar todos os programas infantis, mas que quando assistiu o Castelo Rá Tim Bum, seu “coração bateu forte dizendo: Jaqueline, você precisa entrar nesse programa”.

CasteloRaTimBumSP-16

Essa pequena frase carregada de empolgação resume o que a atração televisiva representou para tantas crianças, hoje adultas. A vontade imensa e insaciável de fazer parte da turma do Nino, ser sobrinha da tia Morgana e do tio Victor, assistir às notícias da Penélope, entrar no lustre das fadas Lana e Lara, pedir uma dica de livro para o Gato Pintado, aprender músicas com As Patativas e o João-de-Barro, assobiar e encontrar a Caipora, e se deparar com o inconveniente e desastrado Sr. Pompeu Pompilho Pomposo. Por uns meses, vai ter muito marmanjo revivendo tudo isso e muitas crianças descobrindo o que ajudou a formar seus pais e parentes.

CasteloRaTimBumSP-10

CasteloRaTimBumSP-11

CasteloRaTimBumSP-21

CasteloRaTimBumSP-20

CasteloRaTimBumSP-19

CasteloRaTimBumSP-18

CasteloRaTimBumSP-22

CasteloRaTimBumSP-50

CasteloRaTimBumSP-49

CasteloRaTimBumSP-45

CasteloRaTimBumSP-43

CasteloRaTimBumSP-46

CasteloRaTimBumSP-47

CasteloRaTimBumSP-48

CasteloRaTimBumSP-26

CasteloRaTimBumSP-25

CasteloRaTimBumSP-24

CasteloRaTimBumSP-34

CasteloRaTimBumSP-33

CasteloRaTimBumSP-35

CasteloRaTimBumSP-36

CasteloRaTimBumSP-37

CasteloRaTimBumSP-40

CasteloRaTimBumSP-39

CasteloRaTimBumSP-41

CasteloRaTimBumSP-42

CasteloRaTimBumSP-27

CasteloRaTimBumSP-28

CasteloRaTimBumSP-29

CasteloRaTimBumSP-56

CasteloRaTimBumSP-51

CasteloRaTimBumSP-54

CasteloRaTimBumSP-52

CasteloRaTimBumSP-60

CasteloRaTimBumSP-57

CasteloRaTimBumSP-59

Todas as fotos © Brunella Nunes

Rá-Tim-Bum, o Castelo @ Memorial da América Latina | de 31.03 à junho de 2017 (com chances de prorrogação)

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda
Horários: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 22h

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br

Estacionamentos: portões 4, 8 e 15
Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda

coberturahype

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it