Há décadas perdido, primeiro curta de Godard reaparece no Youtube na íntegra

Por mais raro e antigo que um filme possa ser, pode crer: se ele existe, mais cedo ou mais tarde aparecerá na internet. E um dos mais raros – e importantes – filmes da história do cinema, que há décadas era considerado desaparecido por especialistas e estudiosos, acaba de aparecer no Youtube, em ótima qualidade e com legendas em inglês.

Godard3

Trata-se de Une Femme Coquette (Uma mulher sedutora, em tradução livre), o primeiro filme do diretor francês Jean-Luc Godard.

O diretor francês Jean-Luc Godard O diretor francês Jean-Luc Godard

Baseado em uma história de Guy de Maupassant, o curta-metragem possui nove minutos de duração, e conta a história de uma mulher que decide imitar as técnicas e trejeitos de uma prostituta para seduzir um homem.

The Adobe Flash Player is required for video playback.
Get the latest Flash Player or Watch this video on YouTube.

Godard5

A mesma história foi readaptada anos depois pelo próprio Godard para seu clássico filme Masculino Feminino, de 1966.

Godard_HOME

Une Femme Coquette foi filmado em 1955, quando Godard tinha somente 24 anos, e sua realização se deu através de uma câmera 16mm que o diretor conseguiu emprestada – o diretor faz uma rápida aparição no curta.

Godard em cena no filme redescoberto Godard em cena no filme redescoberto

Segundo especialistas, somente uma cópia do filme era conhecida, que permaneceu ao longo de todos esses anos guardada em uma coleção particular. O filme é ainda um tanto amador, mas já sugere a energia que faria de Godard – especialmente cinco anos depois, com a feitura da obra-prima Acossado – não só o maior diretor da Nouvelle Vague francesa, como também um ícone cultural dos anos 1960 e de toda a história do cinema.

Godard2

© fotos: reprodução

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it