Startup transforma poluição em tinta para canetas

A poluição do ar é um dos maiores riscos para a saúde dos moradores urbanos. Paris está enfrentando a pior poluição em uma década e Pequim decretou alerta ambiental máximo por causa dos alarmantes níveis de contaminação do ar nos primeiros dias de 2017. Para ajudar a mudar esta triste realidade, uma startup iniciou uma abordagem inovadora.

A Graviky Labs criou a Air Ink, uma linha de tintas de alta qualidade feita através da filtragem da fuligem preta dos escapamentos dos carros.

gallery20

A ideia do produto surgiu quando o fundador da empresa, Anirudh Sharma, então um estudante de doutorado em engenharia de computação, voltou para visitar sua terra natal, Mumbai. Sharma percebeu a quantidade de poluição emitida pelos veículos e se uniu aos parceiros Nitesh Kadyan e Nikhil Kaushik para criar uma solução. Então surgiu o Kaalink, um pequeno dispositivo cilíndrico adaptado para escapamentos para capturar partículas de fuligem antes de serem liberadas para o ar.

gallery19

Mas o que fazer com o pó preto que eles recolhiam? Transformar em tinta, claro! A fuligem é primeiro purificada de partículas de metal e vidro e, em seguida, misturada com óleo vegetal para criar tintas que variam de tinta caneta a tintas usadas em muros e painéis. Segundo o site da empresa, a invenção já impediu a poluição de 1,6 trilhões de litros de ar.

The Adobe Flash Player is required for video playback.
Get the latest Flash Player or Watch this video on YouTube.

* Imagens: Divulgação

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it