A história do garoto de 17 anos que venceu um concurso do Google e não tem internet em casa

Ao tomar conhecimento de um concurso promovido pelo Google em torno de conhecimentos sobre programação, o jovem camaronês Nji Collins Gbah, de 17 anos, resolveu testar suas habilidades no tema. Nji participou então do Google Code-In e, quando as inscrições foram encerradas, ele já havia concluído 20 tarefas em 5 temas diferentes.

Nji1

O mais impressionante da história, no entanto, não é somente sua acachapante vitória no concurso, que contou outros 1300 participantes, entre 13 e 17 anos, de 62 países. Um dia após ter entregado as tarefas, Nji descobriu que a conexão à internet de Bamenba, cidade onde vive ao noroeste de Camarões, havia sido cortada pelo próprio governo, por conta de um conflito entre autoridades e ativistas. Com as ruas tomadas por protestos, até sua escola – onde poderia acessar à rede – estava fechada.

 Nji2

Nji mudou-se de cidade, para poder continuar a estudar, e poder ter contato com o Google. Foi assim que ele descobriu que ele era um dos 34 vencedores do concurso, que o levará para passar quatro dias na sede da empresa, no Vale do Silício, nos EUA. Nji pretende terminar a escola para em seguida cursar Ciência da Computação em uma universidade.

Ele foi o primeiro vencedor do concurso oriundo do continente africano.

Nji3

Seu plano maior, porém, é garantir que a visita ao Google não seja sua última vez na empresa, mas sim a primeira. “Se tudo der certo, quero um dia trabalhar lá”, ele disse. Sua região continua sem conexão, mas, pelo visto, sua força de vontade e inteligência são capazes de leva-lo adiante aos seus sonhos mesmo quando tudo parece dar errado. O resto é o mais fácil.

© fotos: divulgação 

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it