Primeira boneca transgênero será lançada em feira de brinquedos em Nova York

Pouco a pouco as fabricantes de brinquedos estão se dando conta de que crianças precisam crescer livre de estereótipos ultrapassados. Com isso, bonecas estão se tornando inspiradoras e ganhando cores de pele e tipos físicos variados. Esta nova e indispensável abordagem preza pela representatividade, quebra de padrões de beleza e não faz segregação de gênero.

Agora mais um modelo está chegando ao mercado abraçando totalmente a diversidade. A primeira boneca transgênero será lançada no dia 18 de fevereiro na feira de brinquedos internacional de Nova York.

16683839_1300551836700815_5934728909501927721_n

O brinquedo é inspirado em Jazz Jennings, estrela da série-documentário “I Am Jazz”, e custará o equivalente a R$280.

Eu seu Instagram ela comemorou o lançamento: “Esta é a primeira boneca transgênero do mercado e adivinhem! Sou eu! A @tonnerdoll fez um grande trabalho ao criar este belo item! Ela estará disponível em julho e espero que possa colocar pessoas trans em uma luz positiva, mostrando que somos como todas as outras pessoas. Esta boneca é considerada a primeira boneca transgênero porque é inspirada em um indivíduo que é trans. Claro que também é apenas uma boneca de uma menina comum, porque isso é exatamente o que eu sou: uma menina comum!“, declarou.

A boneca de 18 centímetros foi projetada e esculpida pelo famoso artista de bonecas Robert Tonner, fundador da Tonner Doll Company. Em nota à imprensa, ele falou sobre a novidade: “Jazz representa tudo o que eu respeito, do ponto de vista da natureza humana – ela é incrivelmente corajosa, inteligente, calorosa e criativa“.

jazz

Aos 16 anos de idade, Jazz Jennings já escreveu um livro e é co-fundadora honorária da Fundação Purple Rainbow Transkids, uma instituição para crianças transgênero. Ela também faz palestras em universidades, escolas, conferências, convenções e simpósios em todo o país e é embaixadora da juventude para a campanha dos direitos humanos.

jazz2

Jazz Jennings nasceu um menino e desde os dois anos de idade se via do sexo feminino. Aos três anos foi identificado como transgênero.

* Imagens: Divulgação/ Reprodução

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it