Prepare a luneta! O céu desta noite estará repleto de fenômenos astronômicos

Este fim de semana será especial para os amantes da astronomia. Entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado, três fenômenos astronômicos acontecerão quase que simultaneamente.

O primeiro deles, que poderá ser visto essa noite entre 20h34 e 0h53 pelo horário de Brasília, é conhecido como eclipse lunar penumbral, onde a lua cheia perde um pouco do brilho, dando a impressão de que há uma espécie de filtro à sua frente.

nasa

Poucas horas após o eclipse, o cometa 45P Honda-Mrkos-Pajdusáková, descoberto em 1948 e que aparece somente a cada 5 anos, passará a cerca de 12 milhões de quilômetros da Terra, a menor distância desde 2011. Para observá-lo, é necessário um binóculo ou telescópio.

“O cometa passará através das constelações Corona Borealis (Coroa do Norte), Boötes (o Pastor), Canes Venatici (cães de caça de Boötes) e Ursa Maior. Em seguida, vai para a constelação de Leão e fica até o final do mês”, disse a Nasa em comunicado oficial.

nasa2

E por último, teremos também a Lua de Neve, a primeira lua cheia de fevereiro, que recebeu esse nome no Hemisfério Norte devido às tempestades de neve ocorridas nesta época. Sem dúvidas, será uma noite especial!

Imagens © Nasa

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it