Eles usam palavras cruzadas e perguntas impossíveis de responder para alertar da doença de Alzheimer

Para quem convive com o Alzheimer, algumas perguntas que antes pareceriam simples podem se tornar extremamente complexas. Uma ação de conscientização promovida pela organização sem fins lucrativos Alzheimer’s Foundation of America pretende colocar outras pessoas no lugar de quem já perdeu a capacidade de responder a estas perguntas.

Para isso, foi lançada uma série de palavras cruzadas feitas com base nas perguntas que pacientes com Alzheimer já não sabem responder a respeito de suas próprias vidas. Pode ser o nome de uma tia querida, aquela planta que a pessoa esqueceu de regar ou o nome de sua música preferida – em comum, apenas o fato de que as respostas a essas perguntas caíram no esquecimento.

hardest1

A ação ganhou o nome de “The Hardest Crossword” (algo como “As Palavras Cruzadas mais difíceis“). Para criar o jogo, o projeto contou com a parceria do editor-chefe de palavras cruzadas do jornal New York Times, Will Shortz. Todas as cruzadas foram compostas através de entrevistas com familiares de pacientes com Alzheimer, em que eles contavam sobre coisas que haviam sido esquecidas pelos parentes – desde um fogão ligado até entes queridos.

hardest2

hardest4

As palavras cruzadas foram publicadas em alguns dos principais jornais dos Estados Unidos no lugar das cruzadinhas convencionais. Dessa forma, os leitores do The New York Times, Wall Street Journal, Daily News e da revista The Atlantic foram surpreendidos com uma cruzada impossível de responder, tendo que se colocar no lugar do paciente.

hardest3

O projeto ganhou também um site, onde é possível tentar resolver uma das cruzadinhas, conhecer mais da história dos pacientes ou ver mais informações sobre o Alzheimer. A ideia é justamente aumentar a conscientização sobre a doença, permitindo que familiares reconheçam os sintomas já no começo e possam realizar um diagnóstico enquanto a enfermidade ainda está no seu estágio inicial.

Espia também o vídeo de apresentação do projeto (em inglês):

The Adobe Flash Player is required for video playback.
Get the latest Flash Player or Watch this video on YouTube.

Todas as fotos: Divulgação

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it