Deficiente visual coloca GoPro em seu cão-guia para ilustrar os abusos do cotidiano

A falta de empatia é um agudo sinal dos nossos tempos, e pode ser facilmente percebida mesmo em casos em que oferecer um mínimo de atenção e auxílio ao outro deveria ser o mínimo.

Amit Patel é deficiente visual em Londres, e decidiu colocar uma câmera em sua cadela-guia para ilustrar parcialmente a quantidade de abusos, descriminações ou simplesmente desprezo que recebe das pessoas ao seu redor.

 amit1

Amit era um médico na capital inglesa, e perdeu sua visão em 2012. Desde então ele conta com o trabalho de Kika, sua cadela-guia para poder se locomover pela cidade. Foi a enorme quantidade de incidentes envolvendo principalmente o cão que o levou a incluir a câmera. “Pessoas me empurram, acertam Kika com guarda-chuvas, sacolas”, ele disse.

 

The Adobe Flash Player is required for video playback.
Get the latest Flash Player or Watch this video on YouTube.

Ainda que, segundo Amit, 99% do tempo ele consiga se locomover sem incidentes, o 1% que resta, pleno de “pessoas arrogantes rudes”, é o suficiente para abalar Kika e atrapalhar a vida de Amit sem qualquer motivo especial – a não ser o egoísmo e a falta de empatia.

amit5

As pessoas distraem Kika, ficam no caminho, fazem gracinhas ou esbarram nela”, ele diz. “Alguns pais não se dão ao trabalho de impedir os filhos de gritarem com Kika ou a impedirem de me ajudar, então sou eu quem tem que explicar que ela está trabalhando, e pedir que as crianças esperem ao menos até eu conseguir entrar no vagão”, explica Amit.

 amit2

Ainda assim, Amit faz questão de sair de casa diariamente com um sorriso no rosto – e contando com sua audição, com Kika e com as pessoas que amigavelmente se oferecem para ajuda-lo, ou que simplesmente falam para ele que estão ali, ao seu lado, caso ele precise de algo.

amit3

São essas pessoas e Kika – assim como a equipe do metrô de Londres – que o ajudar a combater um aspecto inesperado e profundo de se perder a visão: a solidão. Quando Amit chega em casa, sua esposa edita os vídeos e os disponibiliza na conta de Kika no Twitter.

© fotos: divulgação

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it