Vídeo mostra como funciona e quais os sintomas de cada etapa do ciclo menstrual

Eis que surge no mundo da internet um vídeo que além de bem feito é muito necessário! A Glamour gringa publicou nas suas redes sociais um manual didático sobre o calendário de uma menstruação, apontando os altos e baixos dessa visitante mensal e acumulando mais de 55 MILHÕES de visualizações. Vem ver que é demais!

“Todos os 28 dias daquilo – em apenas dois minutos”. Foi assim que eles me conquistaram a apertar o play e descobrir um monte de coisas que eu não sabia! Antes de mais nada, dá só uma olhada:

Os comentários que também já atingiram números estratosféricos (72 mil até o momento) têm de tudo: desde mulheres revoltadas porque seus períodos duram mais, ou porque não conseguem evitar o açúcar na TPM, até brasucas que tiveram dificuldade em compreender o conteúdo por conta do inglês. Por isso que agora o Hypeness descreve* o que tem nesse material. Ou seja – tudo o que você precisa saber sobre o seu ciclo menstrual! Afinal, isso deveria vir em cartelas e ser distribuído nas ruas, em tatuagens na cara, etc e tal:

Seu ciclo em dois minutos

Dias 1-2

Seu período começa.

Baixo estrogênio = fadiga

Contração do útero = cólica

Tempo bom para: praticar exercícios leves e ser gentil com o seu corpinho

Dias 3-5

Sua menstruação acaba.

E assim os níveis de estrogênio começam a subir bem como sua disposição.

E você se sente otimista.

Tempo bom para: se aproveitar desse poder e mandar ver!

Dias 6-9

Com o estrogênio nas alturas seu rosto fica mais simétrico e sua pele iluminada.

E com a testosterona também em alta você está com tudo!

Ágil, esperta, rápida…

Tempo bom para: tomar iniciativa

Dias 10-13

Seu estrogênio atinge pico do seu Everest hormonal e este é o seu período mais sexy e fértil do ciclo.

Os orgasmos são mais intensos e mais fáceis de serem atingidos.

Você está otimista e social.

Tempo bom para: sair por aí!

Dia 14

Seu ovário libera um óvulo. Se ele não está fertilizado, se dissolve e…

Dia 15-18

… de repente seus hormônios mudam.

Isso pode intensificar as suas emoções e te deixar mais cansada.

Dias 19-22

Os estrogênios estão em minoria agora.

Enquanto isso surge a testosterona e a progesterona.

Isso significa mais oleosidade, espinhas e sensibilidade na pele.

Tempo bom para: fazer uma alimentação saudável

Dias 23-25

A progesterona agora está em alta – o que pode causar inchaço e baixar a sua libido.

Você se sente desmotivada e preguiçosa.

É aí que chega a TPM e você pode impulsionar a sua serotonina com…

Dias 26-28

… exercícios!

Isso ajuda a diminuir a sensação de seios doloridos.

Evite a cafeína, diminua o açúcar e mantenha-se hidratada.

E se prepare para…

Dias 1-2

Começar tudo outra vez!

video-glamour-cenas

Yes, you can!

Também não é para você ficar na paranoia e no dia do baixo astral ficar automaticamente na fossa. Muito pelo contrário. É saber lidar com as consequências do organismo na vida prática e principalmente entender e respeitas os altos e baixos do seu ciclo. Isso dispensa, por exemplo, você correr para a dermatologista e gastar uma fortuna com a pele sendo que “do dia A ao dia C” isso sempre vai acontecer. Não é mais fácil cuidar bem do rostinho e da alimentação uns antes de chegar este período? Ou remarcar a sua depilação com cera, pois sua pele está mais sensível? Um suco detox no café da manhã ao invés de 3 expressos antes da TPM chegar?

Eu mesma sei que em determinada parte do mês as espinhas resolvem estourar. Ou seja, se tenho algum acontecimento em que quero me sentir confiante, posso não comer um pacote inteiro de amendoim com chocolate um dia antes desse período chegar, certo? Ou se essa é a minha fase mais sensível, por que não adiar aquela DR ou reunião com o chefe sem coração?

Uma dica aqui é usar aplicativos que marcam e te ajudam a mostrar diante de um calendário todas as etapas da sua menstruação (dá até para adicionar emoções e aspectos físicos do seu corpo). Particularmente acredito que o autoconhecimento é a chave de muitos dos nossos problemas. É como se a vida viesse em equações e você pudesse substituir o “x” por diferentes obstáculos uma vez que você aprende a resolvê-la. Como boa virginiana esse vídeo é um conforto para a alma! <3

E ah, antes que eu me esqueça: não homens, este não é um calendário para você decifrar uma mulher. Todas somos diferente umas das outras. E se você quer que chegue de mão beijada um manual de como conquistá-las, pode ficar a vida toda esperando –  e quem sabe na próxima (caso haja evolução) você consiga 😉

*É importante ressaltar que eu não sou tradutora. Essa é uma profissão respeitada e que exige muita dedicação. Portanto, assim como em outras matérias em que coloquei meu inglês em prática e houveram comentários raivosos defendendo a gramática da dialética do objeto direto dos phrasal verbs, a intenção é que você, assim como eu, compreenda o significado das ações descritas. Combinado?!  

Todas as fotos: Reprodução Facebook

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it