Como a sociedade civil de Vancouver se mobilizou para amparar dependentes químicos

O número de usuários de drogas em Vancouver, no Canadá, é bastante elevado em relação à média do país, resultando em uma questão de saúde pública. Em um ano, mais de 400 pessoas faleceram devido à overdose e esse número vem crescendo gradativamente. Mas a sociedade civil está se unindo para amparar usuários de drogas e evitar que mais mortes ocorram.

Grupos como o Overdose Prevention Society (OPS) buscam ajudar estes usuários. Formado apenas por voluntários, o grupo realiza reanimação cardiorrespiratória e oferece um remédio conhecido como Naxolona, responsável por frear a ação de opioides, aos usuários de drogas. Com isso, eles esperam diminuir o número de mortes devido à overdose na região.

Os voluntários que criaram a iniciativa acreditam que os esforços para parar com o uso de drogas continuam sendo infrutíferos e, dessa forma, buscam minimizar os efeitos destas substâncias, evitando que seus usuários morram nas ruas. O grupo funciona com a ajuda de doações e estima auxiliar mais de 100 pessoas todos os dias na cidade, sem depender da ajuda do governo.

droga

Foto: Conneec7 / Foto interna: stevepb

Uma das iniciativas da OPS foi a criação de locais onde usuários podem utilizar drogas de maneira supervisionada. Dessa forma, em caso de qualquer complicação, os voluntários estarão próximos para auxiliar a pessoa. Ao todo, mais de 300 pessoass estão envolvidos na causa desde que o grupo foi criado, em setembro deste ano.

Outra iniciativa semelhante ganhou o nome de School Age Children and Youth Substance Use Prevention Initiative (SACY) e pretende informar e educar os jovens sobre os riscos do abuso de drogas como uma forma de prevenir o vício. O grupo trabalha em conjunto com as escolas e busca fortalecer os laços dos jovens com suas famílias, com a escola e com a comunidade em que eles vivem como uma maneira de evitar o envolvimento destes com drogas, mas sempre partindo de uma perspectiva de que essa é uma fase de experimentação. Por isso mesmo, o projeto encoraja a discussão sobre o uso de drogas, fazendo com que os jovens sintam-se à vontade para contar suas experiências e tirar dúvidas sobre o assunto.

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it