Escoceses estão construindo comunidade sustentável para pessoas em situação de rua

Quem vê o Social Bite, uma bem sucedida rede de cafés na Escócia se expandido cada vez mais – já com 5 lojas abertas pelo país – pensa que seus donos estão cada vez mais ricos. Engana-se: não importa quanto a rede cresça, os sócios Josh e Alice jamais ganharão mais dinheiro. O Social Bite é um empreendimento social, que usa o lucro da venda dos cafés, sanduíches, comidas e sucos para ajudar pessoas em situação de rua na Escócia.

bite3

Originalmente o plano era oferecer empregos para os moradores de rua em cada uma de suas lojas, mas o sucesso dos cafés foi tão grande – com a adesão de nomes como George Clooney e Leonardo Di Caprio como apoiadores da bela empreitada – que as ambições puderam ser expandidas.

bite5

bite7

Agora, o Social Bite pretende utilizar o dinheiro arrecadado para construir uma eco-vila para quem mais precisa poder ter, enfim, um teto para morar.

Os sócios, com George Clooney Os sócios, com George Clooney

A ideia é construir 10 casas nos arredores da cidade de Granton, para o ano que vem. A vila irá receber em torno de 20 moradores por ano, oferecendo não só teto, água, eletricidade e recursos, como também aconselhamento e suporte direto para que o morador possa, ao longo do período de um ano, ser reinserido na sociedade. Passado esse período, novos moradores serão recebidos.

“100% do nosso lucro é revertido para a solução de problemas sociais”

bite8

“A vila do Social Bite pretende oferecer uma solução completa para a questão de quem vive na rua – desde oferecer onde morar até auxílio para conseguir um emprego”, afirma Josh. O site do projeto oferece diversas informações, explicações e incentivos a quem sabe que o dinheiro é importante, mas nem de longe é a melhor recompensa.

bite4

social bite

© fotos: divulgação

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it