Projeto quer valorizar artistas de parachoque de caminhão

A velocidade e a eficiência com que as revoluções digitais acontecem podem tornar obsoletas e até extintas certas expressões populares e estilos artísticos que, aos poucos, vão sendo substituídos pelo trabalho de computadores. E uma das mais reconhecíveis e ameaçadas expressões é a tipografia de caminhão.

tipo4

Trata-se de uma verdadeira tradição tipográfica, criada em sua maioria por artistas anônimos, que corre o risco de simplesmente desaparecer. Foi pensando em proteger esse universo do design que o artista Rafael Hoffman criou o projeto Mantenha Distância, transformando em um arquivo das tipologias de caminhão e disponibilizando para download essas letras.

tipo3

Assim, é possível manter vivas o estilo gráfico das frases impressas em carrocerias e lameiras utilizando essa tipologia em novos suportes. As fontes foram disponibilizadas gratuitamente para download, em 6 diferentes versões, divulgando e preservando um trabalho tão característico quanto tradicional. Agora, é só baixar a fonte e meter o pé na estrada – seja ela virtual ou real.

tipo2 tipo1

© imagens: divulgação

0 I like it
0 I don't like it