Descubra como ajudar o mundo e ganhar dinheiro ao mesmo tempo

Pode parecer impossível resolver problemas reais do mundo e ao mesmo ganhar dinheiro, mas não é. A resposta: Empreendedorismo Social! O que diferencia os negócios tradicionais dos negócios sociais?

Para entender melhor sobre esse assunto fomos ao Campus São Paulo, espaço aberto do Google Brasil, num evento promovido por Chivas Regal junto à Perestroika. O papo que reuniu figuras importantes da cena dá continuidade ao The Venture, projeto que fomenta empreendedorismo social.

_mg_1962
O evento aconteceu no Campus São Paulo, espaço aberto do Google Brasil

Nesse contexto, conversamos com o colombiano Oscar Mendez, criador do Conceptos Plasticos e vencedor do The Venture Global. Seu projeto transforma plásticos descartados em material para construção de casa para população de baixa renda. Para ele, as pessoas precisam repensar o uso dos recursos naturais e como isso tem afetado a vida no planeta.

O aquecimento global é uma realidade e tem feito com que a população de baixa renda padeça ainda mais. Com isso, a necessidade de negócios de impacto social é enorme e urgente. Ademais, Oscar conta também que, mesmo sendo latino americano, com um projeto que ajuda a resolver um grave problema da região, tem extrema dificuldade em encontrar investidores locais dispostos a investir em projetos de cunho social. Já em outras regiões como Europa e EUA, acaba sendo mais fácil buscar capital até pela maturidade que esses mercados têm sobre esse tipo de negócio. Na América Latina não existe apoio financeiro e precisamos buscar capital estrangeiro, porém nós resolvemos problemas daqui e isso é complicado.

_mg_1921
Conceptos Plásticos foi o projeto vencedor do The Venture Global do ano passado

Como vencedor do último The Venture, Oscar garante que iniciativas como a de Chivas são importantes para os novos empreendedores e aconselha a todo mundo que tem uma ideia de impacto social se inscrever. “Participar de um evento desse porte faz você entender melhor como funciona o mercado de empreendedorismo social e ajuda a melhorar o seu negócio.”

_mg_1946
Oscar Mendez, criador do Conceptos Plásticos e vencedor do concurso The Venture 2015

Conversamos também com Onício Leal, vencedor do The Venture Brasil e criador da Epitrack, empresa que consegue rastrear um surto epidêmico com até 2 semanas de antecedência.

Para ele, a parte mais importante na hora de montar um negócio social é criar algo ligado ao seu propósito. Propósito não é algo que você aprende com estudo, está ligado a quem você é. À sua essência.” Ele acredita que ter esse alinhamento entre propósito e negócio é o que faz o empreendedor não desistir, manter-se firme. Conhecer a realidade dos menos favorecidos e querer mudar isso é um exercício de empatia que não acaba. Os negócios sociais visam muito mais que o lucro, visam a mudança dessa realidade.”

Onício Leal criador do Epitrack, plataforma colaborativa para prevenir surgimento de epidemias
Onício Leal criador do Epitrack, plataforma colaborativa para prevenir surgimento de epidemias

Quando eu me inscrevi no concurso eu não tinha noção da grandeza do evento e como isso iria revolucionar a minha empreitada empreendedora. O Brasil ainda está engatinhando pra esse ecossistema de impacto social, e encontrar parceiros que apoiem isso não é fácil. O The Venture coloca as startups para entender a semântica que tem você fazer diferença na vida das pessoas através do seu negócio.”

_mg_1907

Também tivemos um bate-papo com Bia Granja (fundadora do YouPIX), Gustavo Caetano (fundador do Samba Tech), Cassio Spina (fundador do Anjos do Brasil), Lucas Foster (Project Hub) e Fabio Seixas (Panda Criativo), que são os mentores do The Venture no Brasil. Para falar sobre empreendedorismo é preciso falar também de ruptura de gerações; a geração Millennial tem pensado cada vez mais no coletivo ao invés do individual.

Para Bia Granja, os mais jovens procuram no empreendimento um novo sentido para o mundo e com isso a relação deles com o trabalho é completamente diferente das outras gerações.

_mg_1775

Essa geração está situada numa configuração de mercado muito diferente do tempo dos nossos pais, acho que já existe um entendimento que o mundo corporativo não vai dar todas as opções de emprego para todo mundo e é uma coisa bem natural se voltar para o empreendedorismo. E tem também essa coisa de fazer sentido, de ser apaixonado por aquilo que você faz e que pode não existir um ambiente pré-formatado“, comenta Bia.

_mg_1807

Gustavo Caetano comenta que as ideias empreendedoras que estão surgindo no Brasil servem para resolver problemas básicos e têm dado muito certo. “O Nubank surgiu de uma necessidade que existe no Brasil, mas não daria certo nos Estados Unidos, por exemplo. Se você quer impactar muita gente o Brasil te dá essa possibilidade.”

_mg_1708

Para quem se interessou pelo mundo dos negócios sociais, Lucas Foster, criador da Project Hub e jurado do The Venture Brasil, traz alguns insights: “A dica mais importante que dou para quem quer seguir nos negócios de impacto social é: primeiro precisa ter desejo de se conectar com o outro, empatia. O modelo de negócio centrado no ser humano como ponto de partida, tem mais chance de vingar, nesse momento, do que modelos de negócios que o dinheiro está no centro.”

Afinal, uma coisa é certa: negócios de impacto social têm um vasto campo de atuação, com as mais diferentes necessidades, esperando quem queira arregaçar as mangas e mudar o mundo pra melhor.

O evento foi todo transmitido ao vivo pelo Facebook de Chivas e está disponível para quem quiser assistir nesse link >> clique aqui.

Você pode se inscrever no The Venture Brasil por meio do site e as inscrições vão até o dia 30 de outubro. Leve a sua ideia e não perca a oportunidade de mudar o mundo.

Carlos Spina, Gustavo e Lucas Foster

Cassio Spina, Gustavo Caetano e Lucas Foster

_mg_1584

_mg_1373

Onício Leal, vencedor da etapa Brasil, e Oscar Mendez, vencedor do The Venture 2015

Onício Leal, vencedor da etapa Brasil, e Oscar Mendez vencedor do The Venture 2015

Bia Granja e Barbara Thomaz

Bia Granja e Barbara Thomaz

_mg_1369

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it