França vai pavimentar mil quilômetros de estrada com painéis solares

Investir em fontes de energia renováveis é cada vez mais necessário, e um projeto na França pode revolucionar os caminhos deste segmento. Em parceria com a empresa Colas¸o governo local pretende instalar um quilômetro de placas capazes de captar energia solar nas estradas do interior do país.

A tecnologia Wattway vem sendo desenvolvida há cinco anos e tem como objetivo gerar energia aproveitando a malha rodoviária, evitando a necessidade de destinar grandes áreas rurais à captação solar ou eólica.

france-solarized-wattway-roads-1-1020x610

Trata-se de placas fotovoltaicas de 7 milímetros de espessura, fortes o suficiente para resistir ao peso de veículos, inclusive caminhões, e que garantem a segurança dos motoristas, pois sua superfície assegura tração com os pneus mesmo sob chuva ou neve. E as placas são de fácil instalação, podendo ser simplesmente coladas sobre o asfalto já existente.

france-solarized-wattway-roads-8-1020x610

Segundo os engenheiros da Colas, 4 metros lineares de placa são capazes de gerar energia para abastecer uma casa, sem contar os sistemas de calefação. Cada quilômetro poderia abastecer uma cidade de 5 mil pessoas, e os mil quilômetros planejados para estarem instalados em cinco anos seriam capazes de prover energia para cinco milhões de habitantes.

france-solarized-wattway-roads-2-1020x382

Ségolène Royal, a ministra de Ecologia, Desenvolvimento Sustentável e Energia da França, declarou que os investimentos para a instalação dos painéis seriam possibilitados graças à taxação sobre combustíveis fósseis, medida que ela considera plausível graças aos preços baixos do petróleo e que poderia gerar uma receita de 200 a 300 milhões de euros.

The Adobe Flash Player is required for video playback.
Get the latest Flash Player or Watch this video on YouTube.

france-solarized-wattway-roads-4-889x592

WATTWAY - Parking Vendéespace - première voie en France @ Mouilleron-Le-Captif

Todas as imagens © Colas

Leia também: Holanda cria ciclovia capaz de gerar energia limpa

0 I like it
0 I don't like it