A comovente história dessas duas elefantes de circo e sua jornada rumo à liberdade

Depois de trabalhar por décadas em um circo, estas duas elefantes finalmente irão encontrar a liberdade em um Santuário para Elefantes localizado na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Para isso, Maia, de 44 anos, e Guida, de 42, precisaram encarar uma jornada de 1.600 quilômetros que terminou na última terça-feira, 11.

A história das duas elefantes tem vários enigmas. Até o momento, o que se sabe é que elas nasceram em liberdade e foram capturadas ainda filhotes na Tailândia. Desde então, teriam apanhado e sido privadas de sono e comida para se tornarem obedientes em um processo de adestramento cruel que é conhecido como “quebra de espírito”. Mesmo assim, todas as informações sobre o passado delas partiram apenas de relatos de tratadores e ex-tratadores, já que não há ainda nenhuma documentação oficial com o histórico dos animais.

elefante4

Em 2010, Maia e Guida foram confiscadas pelo Ministério Público da Bahia do Circo Internacional Portugal. Antes de servir como atração no local, as duas teriam passado também pelo Circo Garcia, totalizando quatro décadas em picadeiros pelo Brasil.

Na época, a empresa assinou um termo de ajustamento de conduta e os animais passaram a viver em um sítio que pertence ao advogado do circo, em Paraguaçu (MG). No sítio, um novo inquérito aberto em 2013 concluiu que elas não sofriam maus tratos, porém viviam em uma situação inadequada, sem pessoal especializado para cuidá-las. No local, uma de suas pernas ficava acorrentada para que os animais não escapassem e as elefantes eram separadas por dois fios de alta tensão.

elefante6

Foi assim que, em maio deste ano, um novo termo de ajustamento de conduta foi assinado. No documento, foi definido que as duas elefantes seriam transferidas definitivamente para o Santuário de Elefantes Brasil, no Mato Grosso. A transferência começou no dia 9 de outubro, quando as duas deixaram um cercado de 1.500 metros quadrados para viver em um santuário com 1.100 hectares, com mata nativa, nascentes de água e pastos.

O Santuário de Elefantes Brasil foi construído nos moldes do Elephant Sanctuary in Tennessee, nos Estados Unidos, e não deverá ser aberto à visitação pública nem fará reprodução de animais. Estima-se que o local poderá oferecer uma vida digna a mais de 50 elefantes provenientes de circos ou zoológicos da América do Sul quando estiver em pleno funcionamento.

elefante3

elefante2

Fotos: Santuário de Elefantes Brasil

Olha só que lindeza o lugar onde elas estão vivendo agora:

The Adobe Flash Player is required for video playback.
Get the latest Flash Player or Watch this video on YouTube.

elefante5

Foto: Reprodução Youtube

Via Hypeness

0 I like it
0 I don't like it